Logo O POVO+
Estado tem 10 altas hospitalares de pessoas com Covid-19
Reportagem

Estado tem 10 altas hospitalares de pessoas com Covid-19

Saída de hospital pode ser seguida por isolamento social. Medidas dependem de período sintomático do paciente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fila de pessoas em aglomeração em bancos no centro, em quarentena devido ao coronavírus, Covid-19 (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Fila de pessoas em aglomeração em bancos no centro, em quarentena devido ao coronavírus, Covid-19

Estado com maior número de casos confirmados no Nordeste, o Ceará tem registrado um dado animador: a porcentagem de altas hospitalares. Até ontem, dos 38 casos que necessitaram de internação, 10 haviam recebido alta. O número é o dobro do registro de óbitos entre cearenses. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Sair do ambiente hospitalar, entretanto, não é sinônimo de cura. "O critério para hospitalização não é ter ou não ter covid-19, é a gravidade do caso. Quando se tem alta, a gente pode dizer que a pessoa está recuperada e não precisando mais dos cuidados no hospital", explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida. "Mas não deixa de ser um dado positivo, já que quando internada a pessoa pode estar suscetível a outros vírus. Quanto menor o tempo de internação, menor o risco de outras infecções", completa.

A médica ressalta que os estudos desenvolvidos ainda estão em curso e mostram tempos diferentes de transmissibilidade e recuperação, além de casos raros de reinfecção. "O tempo atual para liberar às atividades cotidianas são 14 dias a partir do início dos sintomas. Esse é o período médio a partir do qual os pacientes deixam de transmitir o vírus", explica Magda. Caso a alta venha antes do 14º dia, a recomendação é que seja cumprido o isolamento domiciliar, sem contato físico ou compartilhamento de objetos.

Já para ser considerado curado, como em outras doenças causadas por vírus, o paciente deve estar imune e ter transmissibilidade nula. A fim de ter certeza desses critérios são necessários um exame de sangue para identificação de anticorpos e um novo exame das secreções de nariz e boca para atestar a ausência do coronavírus. "Nem todo mundo está fazendo (tais exames) porque a gente está economizando recursos para os pacientes", explicita a secretária.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

O que você achou desse conteúdo?