Logo O POVO+
Saiba quais são as orientações da Sesa para uso da cloroquina
Reportagem

Saiba quais são as orientações da Sesa para uso da cloroquina

Protocolo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Refutada por estudos recentes, a cloroquina tem sido defendida por Trump e Bolsonaro, apesar da falta de evidências científicas que comprovem eficiência no tratamento de coronavírus (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Refutada por estudos recentes, a cloroquina tem sido defendida por Trump e Bolsonaro, apesar da falta de evidências científicas que comprovem eficiência no tratamento de coronavírus

O protocolo estabelecido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para uso da cloroquina e de seu análogo hidroxicloroquina no combate à Covid-19 prevê uso do medicamento no momento da internação, associado a corticoides de prevenção a acidentes trombóticos e antibióticos. A ideia é testar a medida e analisar, em seguida, os resultados.

Na última segunda-feira, 6, a Sesa divulgou nota técnica sobre o uso da cloroquina, destinada a profissionais dos serviços de saúde públicos e privados. No texto, é afirmado que, com base em estudos preliminares, autoridades de saúde de vários países têm recomendado o uso dos fármacos no combate ao novo coronavírus.

Porém, o titular da pasta, Dr. Cabeto, estimou que o protocolo reduziria em 20% o uso de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conforme declarou em entrevista coletiva virtual nessa quarta-feira, 8. "Vamos testar esse protocolo, que é muito simples, e pode ser feito em qualquer município cearense", declarou.

Porém, alerta-se que o uso contínuo da cloroquina pode causar retinopatia (lesão de vasos sanguíneos que nutrem a retina) e distúrbios cardiovasculares. "Considera-se que o uso de cloroquina ou de hidroxicloroquina pode ser seguro, embora, a janela terapêutica (margem entre a dose terapêutica e dose tóxica) seja estreita". Por isso, é "extremamente" contra-indicado o uso em tratamento domiciliar, assim como a automedicação.

A Sesa também alertou não haver evidências científicas sobre o uso profilático do medicamento, portanto, não recomendava o uso preventivo.

A nota ainda prevê que cada hospital que tenha plano de contingência para Covid-19 receberá no mínimo de 30 tratamentos, estoque que deve ser mantido. Os demais receberão e deverão manter estoque mínimo de 20 tratamentos.

A Sesa cita que a cloroquina é usada originalmente para o tratamento de doenças como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico e discoide, assim como para condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar e malária.

Para o dermatologista Heitor Gonçalves, que tem experiência no uso do medicamento no combate à malária, em casos extremos, como a atual pandemia, pode-se flexibilizar o uso, em detrimento de se esperar pesquisas mais rigorosas, como é o mais indicado.

O médico, doutor em farmacologia, defende que a cloroquina possa ser usada nos estágios iniciais da doença, posição oposta à do Ministério da Saúde, que recomenda em casos graves. Conforme argumenta, em estados graves, o vírus já se espalhou por todo o pulmão. A cloroquina altera os receptores das células dificultando que o vírus faça essas alterações, afirma. Baseando essa tese, ele cita estudo feito na Universidade Federal do Ceará (UFC), que defendeu o uso de hidroxicloroquina, como prevenção para profissionais de saúde de hospitais de Fortaleza que estejam atuando no combate à Covid.

Gonçalves, porém, recomenda, que antes de ser ministrado, deve se fazer levantamento do histórico cardiovascular do paciente, assim como exames para identificar alterações ou degeneração ocular na retina. (Com informações de Jocélio Leal e Júlia Duarte)

 

O que você achou desse conteúdo?