Logo O POVO+
Secretaria quer abrir 20 leitos por dia no Estado
Reportagem

Secretaria quer abrir 20 leitos por dia no Estado

Ampliação. Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia

A possibilidade do Ceará chegar a 6,2 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus até a próxima segunda-feira, 13, como apontou uma projeção da Rede CoVida - coordenada pela Fundação Osvaldo Cruz (fiocruz) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem feito o Governo do Estado tentar aumentar a oferta de leitos com respiradores na rede pública e estimular a privada.

Na última quarta-feira, 8, em entrevista coletiva pelo Facebook, o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Cabeto), afirmou que a meta da pasta é tentar "abrir 20 leitos por dia no Estado. Até o final de semana, esperamos estar com 100% do hospital (Leonardo da Vinci) funcionando. A gente já fez uma curva (no número de casos) e sabemos que, em uma ou duas semanas, iremos precisar desses leitos que estamos preparando", disse.

De acordo com Cabeto, a ampliação de leitos na rede pública depende do aporte de infraestrutura, pois há uma "crise por insumos no mundo. Nesse momento estamos tentando liberar respiradores retidos na Argentina". Também há escassez de profissionais para atuar na linha de frente da pandemia e faltam equipamentos suficientes de proteção individual (EPI).

"Nós chamamos as cooperativas e as sociedades médicas para a gente fazer uma força tarefa. Também conversamos com os prefeitos sobre a necessidade de estruturação das unidades de alta complexidade e da precisão de fortalecer o isolamento social nas cidades e distritos para evitar o esgotamento do sistema de saúde", afirma o médico cardiologista.

"Não ache que não vai acontecer com você (a infecção). Esse é um esforço conjunto para proteger você, sua família, seu vizinho, um amigo, sua cidade, para proteger a economia", alerta Cabeto. (Demitri Túlio)

 

O que você achou desse conteúdo?