Logo O POVO+
Ministério da Saúde envia 30 respiradores para Fortaleza
Reportagem

Ministério da Saúde envia 30 respiradores para Fortaleza

Equipamentos. Combate à doença
Edição Impressa
Tipo Notícia
RESPIRADORES chegaram à Capital em avião da FAB (Foto: JULIO CAESAR)
Foto: JULIO CAESAR RESPIRADORES chegaram à Capital em avião da FAB

Chegaram a Fortaleza, na noite de ontem, 30 respiradores mecânicos enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para ajudar no tratamento de Covid-19. A carga de 1,5 tonelada faz parte de um lote enviado pelo MS a três capitais onde a situação é considerada crítica.

Além de Fortaleza, receberão respiradores Manaus (AM), para onde foram enviadas 20 unidades; e Macapá (AP), que receberá 10 unidades. Os voos para essas capitais decolam na manhã deste sábado, 11.

Conforme o MS, as capitais estão precisando ampliar "com urgência" o número de leitos de tratamento intensivo para atender aos doentes de Covid-19. Conforme o MS, as cidades foram escolhidas levando em conta o que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chama de "espiral" da epidemia. São locais em que a velocidade da transmissão está sendo maior, levando um maior número de doentes aos hospitais ao mesmo tempo e ocupando a capacidade do sistema de saúde.

Em Fortaleza, conforme o MS, os respiradores foram levados para o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Messejana.

Os ventiladores foram trazidos do Aeroporto de Guarulhos (SP), sob guarda da Receita Federal. Conforme o MS, fazem parte das requisições administrativas feitas às empresas exportadoras. Eles foram distribuídos com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), em aviões C-105.

Os respiradores têm como intuito ajudar pacientes que estão apresentando dificuldades respiratórios, um dos sintomas de Covid-19.

Conforme o Governo Federal, serão investidos R$ 322,5 milhões na compra de 6,5 mil respiradores, adquiridos de fabricantes nacionais. São 5.760 respiradores de transporte e ventilação e 740 respiradores pulmonares eletrônicos, neonatal, pediátrico e adulto.

Por causa da alta demanda internacional, o que levou a uma escassez generalizada, o Governo Federal mobilizou empresas nacionais para a produção. A previsão é de que os estados recebam os equipamentos em 90 dias, sendo quase 2 mil ainda em abril. Ao todo, o governo quer produzir 14 mil respiradores.

 

O que você achou desse conteúdo?