Logo O POVO+
Movimentação dentro de bairros também preocupa
Reportagem

Movimentação dentro de bairros também preocupa

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Um dos gráficos de monitoramento de tráfego que tem sido priorizado nas reuniões sobre o controle da Covid-19 na Capital é o da movimentação intrabairros. São dados que observam a circulação de veículos em trajetos menores, feitos dentro de um mesmo bairro ou área. O cenário atual tem preocupado os gestores, por também indicarem um descuido social quanto às medidas do decreto de isolamento.

Os números apontam a maior movimentação veicular na área central da cidade (entre 30,3 mil e 37,7 mil deslocamentos). Também indicam grande concentração de viagens em bairros como Barra do Ceará, Mondubim, Aracapé, Aldeota, Passaré, Messejana e Edson Queiroz. Nesses, são de 23 mil a 30 mil veículos em tráfego. São índices considerados muito altos para o período em que o cidadão deve se manter em casa.

Os dados vêm sendo apontados pela "Pesquisa Origem-Destino de Fortaleza". O trabalho analisa os padrões de deslocamento na Capital (locais e como se deslocam). O estudo começou em 2019, com recursos do Banco Mundial. Deverá ser concluído nos próximos três meses. É feito através do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (Paitt), um braço de atuação dentro da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Segundo o secretário-executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, o material já deveria ser apresentado na fase de audiências públicas, para coleta de sugestões e adaptações. As reuniões, porém, foram adiadas por conta do período de isolamento social obrigatório. A pesquisa foi pensada para calibrar a política de mobilidade e transporte, mas também tem orientado diretamente o controle da Covid-19.

"A gente precisa conscientizar que há muita gente saindo de um bairro para outro, mas também é importante que esse deslocamento intrabairro diminua, de as pessoas acharem que podem rodar por alguns quarteirões", destaca Sabóia. 

 

O que você achou desse conteúdo?