Logo O POVO+
Prefeitura distribui 880 mil máscaras de tecido esta semana
Reportagem

Prefeitura distribui 880 mil máscaras de tecido esta semana

Alunos da rede pública municipal receberão os itens primeiro, seguidos pelos beneficiários do programa Comida em casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ao todo, 3 milhões de máscaras serão entregues em Fortaleza a partir de hoje (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO Ao todo, 3 milhões de máscaras serão entregues em Fortaleza a partir de hoje

Com o objetivo de auxiliar a população na prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Fortaleza inicia hoje, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico, a distribuição de máscaras de tecido para os alunos da rede pública municipal. Ao todo, serão entregues 880 mil itens entre esta e a próxima segunda-feira, 27, juntamente com os kits de alimentação.

Segundo a Prefeitura, cada aluno receberá uma embalagem com duas máscaras e um guia sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus. "As máscaras de tecido são reutilizáveis e podem ser lavadas em solução com água e sabão. Todas acompanham um manual de orientação de recomendação de higiene para que a população possa saber como utilizar neste momento", informa a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em nota.

Após os alunos da rede pública, a Prefeitura distribuirá, entre os dias 28 de abril e 5 de maio, mais 270 mil máscaras para os beneficiários do programa Comida em Casa, assim como para o grupo de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos. Em um segundo momento, a distribuição acontecerá em todos os terminais de ônibus da Cidade, assim como nos órgãos administrativos, nas equipes da operação que deve combater aglomerações em Fortaleza. Ao todo, 3 milhões de máscaras serão entregues em Fortaleza.

Na semana passada, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), reforçou que, mesmo recebendo as máscaras, a população não deve deixar de adotar medidas como o isolamento e distanciamento social, estabelecido para o Ceará pelo menos até 5 de maio. Ele pediu, ainda, que as pessoas cuidem adequadamente de seus equipamentos. "O importante é que todo mundo mantenha uma máscara para que todo mundo possa receber", afirmou.

nononono
nononono (Foto: nonono)

Em comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que as máscaras de tecido efetivamente ajudam a prevenir a contaminação do novo coronavírus, mas que seu uso deve ser "por um período de poucas horas, em situações de saída da residência, e sempre se respeitando a distância entre as pessoas". O órgão pontuou que os itens podem ser lavados em uma solução de água sanitária (2,5%) com água, por exemplo. "Caso o usuário possua máquina de lavar, pode programar o ciclo completo de lavagem de pelo menos 30 minutos, com uma temperatura de lavagem de 60ºC.", informa o comunicado.

Todas as máscaras que serão distribuídas foram feitas de tecido em tricoline e elanca, na cor branca, por microempresas e profissionais de costura de Fortaleza. Segundo a Prefeitura, o projeto alcançou 112 bairros, sendo um dos critérios de classificação o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-B). "O projeto foi realizado por meio de credenciamento com inscrições no período de 5 a 7 de abril, e teve um total de 5.217 inscritos. Ao final, foram classificados 1.690 costureiros, tendo, ainda, a formação de um cadastro reserva de 114 pessoas e um total de 30 microempreendedores individuais e microempresas.

Além da Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado também vai distribuir 5 milhões de máscaras, informou ontem o governador Camilo Santana. "O material será fabricado em caráter emergencial por empresas selecionadas pelo edital publicado por meio da Secretaria da Saúde", disse. Ele não deu detalhes de quando a ação terá início, mas garantiu que atingirá todos os municípios. "A distribuição será feita para todo o Ceará. Além de ser importante para prevenir o contágio, a ação irá gerar emprego e renda aos cearenses", concluiu.

 

Como lavar sua máscara de tecido

Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas

regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 (trinta) lavagens. Veja o processo:

1. A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;

2. Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;

3. Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de20 a 30 minutos;

4. Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;

5. Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;

6. Passar com ferro quente;

7. Garantir que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substituí-la;

8. Guardar em um recipiente fechado.

Fonte: Anvisa

O que você achou desse conteúdo?