Com o objetivo de auxiliar a população na prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Fortaleza inicia hoje, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico, a distribuição de máscaras de tecido para os alunos da rede pública municipal. Ao todo, serão entregues 880 mil itens entre esta e a próxima segunda-feira, 27, juntamente com os kits de alimentação.
Segundo a Prefeitura, cada aluno receberá uma embalagem com duas máscaras e um guia sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus. "As máscaras de tecido são reutilizáveis e podem ser lavadas em solução com água e sabão. Todas acompanham um manual de orientação de recomendação de higiene para que a população possa saber como utilizar neste momento", informa a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em nota.
Após os alunos da rede pública, a Prefeitura distribuirá, entre os dias 28 de abril e 5 de maio, mais 270 mil máscaras para os beneficiários do programa Comida em Casa, assim como para o grupo de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos. Em um segundo momento, a distribuição acontecerá em todos os terminais de ônibus da Cidade, assim como nos órgãos administrativos, nas equipes da operação que deve combater aglomerações em Fortaleza. Ao todo, 3 milhões de máscaras serão entregues em Fortaleza.
Na semana passada, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), reforçou que, mesmo recebendo as máscaras, a população não deve deixar de adotar medidas como o isolamento e distanciamento social, estabelecido para o Ceará pelo menos até 5 de maio. Ele pediu, ainda, que as pessoas cuidem adequadamente de seus equipamentos. "O importante é que todo mundo mantenha uma máscara para que todo mundo possa receber", afirmou.
Em comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que as máscaras de tecido efetivamente ajudam a prevenir a contaminação do novo coronavírus, mas que seu uso deve ser "por um período de poucas horas, em situações de saída da residência, e sempre se respeitando a distância entre as pessoas". O órgão pontuou que os itens podem ser lavados em uma solução de água sanitária (2,5%) com água, por exemplo. "Caso o usuário possua máquina de lavar, pode programar o ciclo completo de lavagem de pelo menos 30 minutos, com uma temperatura de lavagem de 60ºC.", informa o comunicado.
Todas as máscaras que serão distribuídas foram feitas de tecido em tricoline e elanca, na cor branca, por microempresas e profissionais de costura de Fortaleza. Segundo a Prefeitura, o projeto alcançou 112 bairros, sendo um dos critérios de classificação o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-B). "O projeto foi realizado por meio de credenciamento com inscrições no período de 5 a 7 de abril, e teve um total de 5.217 inscritos. Ao final, foram classificados 1.690 costureiros, tendo, ainda, a formação de um cadastro reserva de 114 pessoas e um total de 30 microempreendedores individuais e microempresas.
Além da Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado também vai distribuir 5 milhões de máscaras, informou ontem o governador Camilo Santana. "O material será fabricado em caráter emergencial por empresas selecionadas pelo edital publicado por meio da Secretaria da Saúde", disse. Ele não deu detalhes de quando a ação terá início, mas garantiu que atingirá todos os municípios. "A distribuição será feita para todo o Ceará. Além de ser importante para prevenir o contágio, a ação irá gerar emprego e renda aos cearenses", concluiu.
Como lavar sua máscara de tecido
Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas
regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 (trinta) lavagens. Veja o processo:
1. A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;
2. Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;
3. Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de20 a 30 minutos;
4. Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;
5. Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;
6. Passar com ferro quente;
7. Garantir que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substituí-la;
8. Guardar em um recipiente fechado.
Fonte: Anvisa