As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Jangurussu, Itaperi e Cristo Redentor dispõem, desde o último final de semana, de contêineres de refrigeração para conservar mortos pelo novo coronavírus, cada equipamento comporta até 18 corpos. Além desses locais, o Instituto Dr. José Frota (IJF) também adotou a estratégia.
Conforme a assessoria do hospital, o refrigerador é utilizado como medida de prevenção, para conservar os corpos e liberar os leitos para outros pacientes. O setor ressaltou ainda que o procedimento é validado internacionalmente.
A Prefeitura espera instalar nesta quarta-feira, 6, câmaras de ar refrigerado nas UPAs dos bairros Bom Jardim e Vila Velha.
A medida também é analisada pelo Governo do Estado do Ceará. "A Secretaria da Saúde do Ceará informa que há previsão de colocação de contêineres nas seis UPAs 24h administradas pela Sesa em Fortaleza. Ressalta, ainda, que é uma medida de segurança e prevenção ao aumento da propagação da Covid-19", adiantou em nota. (Ítalo Cosme)