Logo O POVO+
Municípios do interior do Ceará aderem ao lockdown
Reportagem

Municípios do interior do Ceará aderem ao lockdown

Municípios da RMF e do Interior já apresentam altas incidências de casos e de número de óbitos e precisam, por recomendação de decreto estadual, endurecer regras de isolamento social
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EUSÉBIO encabeça a lista de 16 cidades que têm a taxa mais alta do que a do Estado (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO EUSÉBIO encabeça a lista de 16 cidades que têm a taxa mais alta do que a do Estado

Hospitais municipais sem leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), nem respiradores, dependência de uma rede regional que já vai se estrangulando, baixa adesão da população às medidas mais rígidas de controle de circulação são algumas das situações que se repetem em cidades da Região Metropolitana da Fortaleza e do interior que têm preocupado os gestores, diante do avanço de casos de Covid-19 para além dos limites da Capital. Pelo decreto Estadual, fica recomendado aos municípios que apresentarem incidência e mortalidade acima das médias do Ceará adotarem políticas de isolamento social rígido. Contudo, há cidades em que o lockdown já está em vigor e, ainda assim, os números permanecem altos.

É o caso de Eusébio, na RMF. Com incidência de 91,57 casos confirmados por 10 mil habitantes, o município encabeça a lista de 16 cidades que têm a taxa mais alta do que a do Estado, que era até ontem de 34,4 confirmações/ 10 mil hab. Conforme a prefeitura, por meio de assessoria de imprensa, Eusébio aderiu ao lockdown desde o dia 5 de maio, com decreto renovado até próximo dia 31. A rede de saúde que tem comportado os casos confirmados (que são ao todo 491) conta com 14 leitos de enfermaria e outros 12 leitos com respiradores - que não seguem padrão de UTI, divididos em leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Eusébio) e em ala separada do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá - a assessoria não informou a ocupação atual, mas indicou que um anexo à UPA com 20 leitos está sendo viabilizado até o dia 31. A assessoria aponta a testagem (1.158 testes) como um dos fatores para as altas taxas de incidência.

O argumento também é usado por outros municípios. Acaraú, na microrregião de Camocim e Acaraú, realizou, conforme a secretária da Saúde do Município, Liduína Freitas, 993 testes, sendo 404 positivos para Covid-19, em números atualizados pela própria pasta. "Houve uma evolução bem significativa dos casos positivos exatamente quando a vigilância epidemiológica começou a investigar e a visitar os pacientes e testar os contatos", aponta a titular da Saúde.

Acaraú tem 44,38 casos por 10 mil habitantes, a nona maior incidência do Estado. Para gerir a situação, um comitê de crise foi criado e estabeleceu a rigidez do isolamento social no Município no último dia 11, com validade até hoje, devendo ser renovado. Acaraú já registrou 17 óbitos, sendo seis deles após encaminhamento para Sobral, e 11, no Hospital Maternidade Dr. Moura Ferreira na Cidade. Na unidade, foram criados 20 leitos para atender pacientes da doença - hoje, há 26 enfermos em tratamento no local. A Cidade aguarda o início do funcionamento de uma UPA, com 15 leitos.

Em Coreaú, com lockdown em vigor na parte mais central da Cidade, o prefeito Carlo Roner Felix Albuquerque (PSB) acredita que já estabeleceu medidas "satisfatórias" para a contenção da doença. O gestor indica cerca de 500 testes, as barreiras físicas de concreto para impedir circulação de veículos no Centro na Cidade, distribuição de 27 mil máscaras e até um túnel de desinfecção para quem precisa adentrar a pé o perímetro em que estão bancos. "Antes fazíamos 30 testes e tinham oito positivos, hoje são dois, três. Houve um controle epidemiológico efetivo", indica o prefeito.

Ainda assim, a Cidade registra 135 confirmações (dados da pasta local) e dois óbitos (além de 74 curados). A incidência é de 54,46 casos por 10 mil habitantes, a quinta mais alta. a localidade conta com dez leitos de enfermaria, no Hospital Municipal Dr. Fernando Teles Camilo, com previsão de ampliação para mais dez - nenhum, contudo, de UTI, ainda que haja dois respiradores.

Tanto Acaraú quando Coreaú têm como indicação para casos graves a transferência para Sobral. O município da Região Norte também já está sob regime de lockdown desde o dia 8, com decreto válido até o próximo dia 24. Com 840 confirmações, Sobral tem incidência de 40,2, e ocupa a 12ª lugar entre o mais altos índices. De acordo com a prefeitura, a Cidade conta com 49 leitos de UTI para a Covid-19, divididos em Hospital Regional Norte, Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Campanha. De acordo com a gestão, mais 20 respiradores devem chegar até hoje para a abertura de mais UTI.

 

O que você achou desse conteúdo?