Logo O POVO+
Ceará é o Estado que mais faz exames; proporcionalmente ao número de habitantes, é o terceiro
Reportagem

Ceará é o Estado que mais faz exames; proporcionalmente ao número de habitantes, é o terceiro

O ranking foi feito com os Estados que divulgam dados sobre testagem. Não entram na conta São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Drive-Thru de teste para coronavírus (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO Drive-Thru de teste para coronavírus

A falta de transparência de alguns governos estaduais dificulta a aferição precisa dos dados sobre testagem para coronavírus no Brasil. Fato é que, desde o início da pandemia, o Ceará é uma das unidades federativas que mais realiza exames para confirmar a infecção pela Covid-19.

São 93.466 testes até a última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), às 17h53min desta sexta-feira, 29. A cifra é maior do que a de 21 estados no Brasil. Não entram na conta São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins, cujos dados estão pouco claros ou não disponíveis para consulta pública imediata. Assim sendo, entre as cinco unidades federativas mais afetadas pela pandemia, o Ceará é a única a exibir os dados.

Na comparação por números absolutos, o segundo que mais testa é a Bahia, com 55.702 exames realizados. Essa margem cresce ainda mais se comparadas as taxas de testes por milhão de habitantes, já que a população baiana é de quase 15 milhões, contra pouco mais de 9 milhões de cearenses, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

Seguindo este critério, o Estado é o terceiro que mais testa. São 10.116 testes por milhão de moradores, abaixo de Amapá (17.530) e Acre (14.092) — ambos com menos de 1 milhão de habitantes. Na ponta oposta tem Minas Gerais.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde mineira, até ontem foram 21.327. Ou seja, o Ceará testa dez vezes mais que o estado sudestino, considerando a proporção de população.

O governo Romeu Zema (Novo) faz 1.007 testes por milhão de pessoas, contra os 10.116 da gestão Camilo Santana (PT). O dado cearense, porém, passa longe do ideal.

A taxa cearense, referência no Brasil, é pior do que a de 96 territórios no Mundo, de acordo com o banco de dados do site de estatísticas Worldometers. Logo acima da Moldávia, com 10.054, e abaixo de São Martinho, ilha caribenha que faz parte da Holanda. Nesse ranking, o Brasil - epicentro atual da infecção - é o 125º colocado entre 215 territórios. Acima do Paraguai, abaixo da Mongólia.

A taxa nacional de testagem é de 4.104 testes por milhão de brasileiros. Melhor que a da Argentina. Mas que empalidece em comparação com os epicentros anteriores. Estados Unidos, 49.365 testes por milhão. Rússia, 66.479. Reino Unido, 57.743. Itália, 60.909. Espanha, 76.071.

 

O que você achou desse conteúdo?