Logo O POVO+
Fiscalização é intensificada em Fortaleza e Interior
Reportagem

Fiscalização é intensificada em Fortaleza e Interior

Isolamento social.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE, BRASIL, 01-06-2020: Barreira policial entre os municípios de Fortaleza e Maracanaú no primeiro dia de flexibilização do isolamento socialem Fortaleza formou um grande congestionamneto próximo ao Anel Viário do Ceasa. (Foto: Júlio Caesar / O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA-CE, BRASIL, 01-06-2020: Barreira policial entre os municípios de Fortaleza e Maracanaú no primeiro dia de flexibilização do isolamento socialem Fortaleza formou um grande congestionamneto próximo ao Anel Viário do Ceasa. (Foto: Júlio Caesar / O Povo)

Mesmo durante a fase de transição, que integra o plano de flexibilização de algumas atividades econômicas no Estado, os deslocamentos no Ceará seguem fiscalizados pelos agentes de segurança pública. Na Capital, quatro barreiras fixas permanecem nas entradas e saída de Fortaleza - duas no limite com Caucaia e outras duas, com Maracanaú. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as blizte móveis continuam nos quadrantes onde são registrados os maiores números de ocorrências.

Ao mesmo tempo, sete municípios cearenses entraram em isolamento rígido e passaram a contar com reforços preventivos. Acaraú, Camocim, Caucaia, Itapipoca, Itarema, Maracanaú e Sobral têm agora, além das fiscalizações municipais, bloqueios nas principais vias de entrada e saída. Ao abordar os veículos, os agentes devem verificar inicialmente se os ocupantes estão usando máscaras. "Depois verificaremos a justificativa para deslocamentos", explica André Costa, secretário da Segurança do Estado. Aquelas pessoas que não justificarem o motivo do seu deslocamento serão orientadas a retornarem aos seus domicílios.

Ao todo, serão 19 barreiras fixas com funcionamento de 24 horas no Interior. "Nessas cidades, as ações ocorrerão da mesma maneira como vínhamos fazendo na Capital. Ou seja, com a fiscalização de comércios e outros serviços, a verificação de locais com aglomeração ou aquelas pessoas que não estejam utilizando máscaras ao saírem nas ruas", afirma o secretário. Serão empregados efetivos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e dos órgãos de fiscalização de trânsito, como Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e das autarquias municipais. Os agentes de cada região serão escalados conforme se voluntariarem para trabalho em hora extra e receberão a Indenização de Reforço Operacional (IRSO).

O trabalho contará ainda com o sistema de videomonitoramento que tem mais de 3.300 câmeras instaladas em todo o Estado. "Todo o trabalho forte é voltado à conscientização das pessoas para que elas fiquem em casa, e dessa forma possamos alcançar a melhoria dos indicadores", disse André Costa.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

Balanço das fiscalizações

Órgãos municipais e estaduais de fiscalização e segurança são os responsáveis por garantir que as medidas contra a Covid-19 sejam cumpridas. O POVO faz um levantamento das ações:

Deslocamentos permitidos | Segundo a SSPDS, entre o último dia 7 de maio e as 8 horas de ontem, 378.349 veículos foram abordados nas barreiras fixas e nas blitze móveis da Capital.

Cumprimento do decreto | Também nesse período, os órgãos de segurança, trânsito e fiscalização atenderam 3.521 ocorrências em Fortaleza. Foram 2.391 chamados atendidos por aglomeração de pessoas, 941 referentes a comércios abertos e 189 por ausência de máscaras faciais.

No Centro | De acordo com a Agefis, a fiscalização com três equipes volantes e efetivos fixos no entorno de agências bancárias. Ontem, o monitoramento da pasta resultou no fechamento de 11 comércios abertos irregularmente e na retirada de mais de 40 ambulantes em praças e calçadas.

Bancos e lotéricas | A Agência estima que 2.500 pessoas tenham sido abordadas diariamente no entorno de agências bancárias e casas lotéricas desde o dia 8 de maio.

Feiras irregulares | Entre 8 e 31 de maio, a Agefis realizou 63 operações para o encerramento de feiras irregulares.

O que você achou desse conteúdo?