Logo O POVO+
Protesto contra Bolsonaro em Fortaleza acaba em conflito com a PM
Reportagem

Protesto contra Bolsonaro em Fortaleza acaba em conflito com a PM

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 07.06.2020: Polícia cerca praça Portugal impedindo a chegada de manifestantes que foram cercados e detidos nas ruas próximas.(Foto: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA FORTALEZA, CE, BRASIL, 07.06.2020: Polícia cerca praça Portugal impedindo a chegada de manifestantes que foram cercados e detidos nas ruas próximas.(Foto: Fabio Lima/O POVO)

Dezenas de manifestantes se concentraram na tarde de ontem em ruas do entorno da Praça Portugal, em Fortaleza, em protestos contra o governo Jair Bolsonaro e em defesa da democracia. Originalmente, atos estavam marcados para o próprio espaço da praça, mas acabaram redirecionados para outras vias da Aldeota por barreiras da Polícia Militar.

O protesto acabou em conflito com a PM, que alegou descumprimento do decreto de isolamento social rígido em vigor no Estado. Os manifestantes subiam a avenida Desembargador Moreira em direção à Praça Portugal, quando foram interceptados por avanço do Batalhão de Choque. Não há informação de pessoas feridas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma mulher foi presa e outras seis pessoas conduzidas ao 2º Distrito Policial, onde assinaram termos de ocorrência (TCOs) e foram liberadas.

Entre os detidos, estava o suplente de deputado estadual Ari Areia (Psol). "Foram 2 horas de detenção injustificada, minha e de outros nove companheiros. Atendi por três vezes os agentes de segurança para dialogar. Depois disso veio a truculência: a polícia nos cercou, acuando um movimento pacífico, selecionando e efetuando prisões injustas", disse Ari no Twitter.

No Twitter, o governador Camilo Santana (PT) disse ser "defensor das causas que levaram aos atos", mas destacou necessidade de respeito ao decreto de isolamento social.

A SSPDS não respondeu questionamentos do O POVO sobre o efetivo total da operação policial na área, nem sobre as razões para a montagem de barreiras na Praça Portugal - palco frequente para manifestações na região. Diversas viaturas do Raio, da Cotam e do BPChoque estavam na região.

Em 20 de maio, 25 manifestantes a favor do governo Jair Bolsonaro foram detidos em Fortaleza, também pelo descumprimento do decreto de isolamento social do Estado. Autuados, eles poderão pegar até um ano de prisão.

 

O que você achou desse conteúdo?