Logo O POVO+
SMS diz que pico da doença em Fortaleza já aconteceu
Reportagem

SMS diz que pico da doença em Fortaleza já aconteceu

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Em boletim semanal referente ao cenário epidemiológico em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde pontuou nesta sexta-feira, 12 de junho, que o pico da pandemia de coronavírus na Capital já aconteceu. A pasta reforça, no entanto, que um novo surto da doença ainda pode ocorrer na Capital, a depender da continuidade das medidas restritivas e das ações de isolamento. Em análises anteriores, a pasta afirmava que a redução de casos deveria se manter constante até pelo menos dia 19 de junho para assegurar que o ponto mais alto na curva de infecção já foi superado.

De acordo com o novo levantamento feito pela pasta, o pico teria ocorrido em Fortaleza nos meses de abril e maio. A SMS reforça que a redução ocorrida após esse período é fruto das medidas sanitárias adotadas e adverte que a "interrupção ou reversão da tendência de declínio de casos e óbitos ainda poderá ocorrer por fatores externos, como aqueles relacionados às taxas de isolamento social", explica o informe.

As estatísticas levam em conta a média diária de casos registrados a cada semana epidemiológica (SE). No informe da SMS, as maiores médias da doença foram registradas entre abril e maio. No intervalo de 19 de abril a 9 de maio, a média diária de casos chegou ao máximo já registrado — com 739 novos casos por dia. Já entre 3 e 30 de maio, foi alcançada a maior média de mortos por dia, com 82 óbitos diários.

O boletim epidemiológico frisa que ainda não é possível traçar uma análise dos efeitos das fases de reabertura adotadas em Fortaleza. O período de incubação do vírus, o tempo necessário para surgirem os primeiros sintomas e as pessoas procurarem as unidades de saúde, bem como o tempo requerido para fazer a coleta e análise dos teste de diagnóstico para coronavírus interferem na avaliação. De modo que os efeitos da reabertura só poderam ser analisados com exatidão no fim da próxima semana. (Alan Magno / Especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?