Logo O POVO+
BATE-PRONTO
Reportagem

BATE-PRONTO

Edição Impressa
Tipo Notícia
Daniel Jannuzzi , economista da Magnetis (Foto: Leandro Caproni/Divulgação)
Foto: Leandro Caproni/Divulgação Daniel Jannuzzi , economista da Magnetis

COM DANIEL JANNUZI,
economista da Magnetis

O POVO - É recomendável diversificar a carteira de investimentos neste momento?

DANIEL JANNUZI - Com certeza. Independente da queda da Selic, o ideal é que o investidor tenha uma carteira diversificada composta por ativos com características diferentes. Essa segurança beneficia o resultado da carteira como um todo e reduz os riscos ao longo do tempo.

OP - O que os investidores menores podem fazer neste momento com seus investimentos indexados à Selic?

DANIEL - A queda da Selic não deve significar uma migração de todos os recursos para ativos de risco. A renda fixa sempre deverá fazer parte da carteira, desde que você esteja aplicado em um bom investimento, com baixo custo e boa rentabilidade líquida. No entanto, se a sua carteira já é composta por aplicações desse tipo, vale a pena refletir sobre incluir outros tipos de investimento no seu portfólio: fundos multimercado, ações, ETFs e assim por diante.

OP - Como o novo investidor - que ficou mais comum no Brasil desde o ano passado - pode fazer para diversificar a carteira sem se arriscar tanto?

DANIEL - Sempre recomendo a diversificação não só de ativos, mas geográfica, ou seja, não adianta comprar apenas ações no Brasil ou apenas fundos multimercados com a mesma estratégia. Temos que diversificar com ações internacionais e fundos multimercados com baixa correlação entre si, de forma que as estratégias sejam complementares. A melhor distribuição dos recursos dentre os investimentos depende de vários fatores, como o perfil de risco, experiência com investimentos e prazo do objetivo. O ideal é buscar orientação profissional que atue de maneira isenta, sem conflito de interesses. É possível simular um plano de investimentos personalizado gratuitamente pelo site ou app da Magnetis (www.magnetis.com.br).

 

O que você achou desse conteúdo?