Logo O POVO+
Fortaleza tem menor redução de trânsito na 2ª fase de flexibilização
Reportagem

Fortaleza tem menor redução de trânsito na 2ª fase de flexibilização

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
OBRAS DE SANEAMENTO na Barra do Ceará: intervenção e maior volume de carros volta a gerar engarrafamentos (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA OBRAS DE SANEAMENTO na Barra do Ceará: intervenção e maior volume de carros volta a gerar engarrafamentos

A redução média no fluxo de veículos em Fortaleza chegou ao percentual mínimo de 25,5% na última segunda-feira, 22, data em que a Capital entrou na segunda fase do plano de retomada das atividades econômicas. Há um mês, quando vigorava o isolamento social rígido, esse índice era de 50%. Os dados são da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Há duas semanas, no início da primeira fase, a pasta registrou redução média de 26,5% entre os dias 8 e 12 de junho. Dentre as regionais, a queda no volume do tráfego foi mais acentuada na Regional II, com diminuição de 43,5%, seguida pela do Centro (42,5%). Já as regionais com menores retrações foram a V (13,3%) e a VI (19,9%).

Um dos pontos com trânsito intenso são nas proximidades do viaduto da avenida Alberto Craveiro, conhecido como viaduto do Makro. A via no sentido Aldeota/Castelão está interditada desde sábado, 20. Na manhã de ontem, O POVO esteve no local e constatou fluxo congestionado no sentido Centro, mesmo com as rotas alternativas e os desvios orientados pela AMC.

O trecho passa por duplicação da via, além de construção de novas calçadas, ciclovia e pavimentação asfáltica. De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o bloqueio deve durar 20 dias e a entrega está prevista para setembro.

Outro local com muitos veículos e obras públicas é o cruzamento das avenidas Leste-Oeste com Doutor Theberge. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza trabalho para substituir 18 metros de tubulação da rede de esgotamento sanitário. "O serviço completo de substituição deste trecho de rede está previsto para ser concluído nos próximos 12 dias", informou a instituição.

Com a reabertura gradual, o uso do transporte público também aumentou em Fortaleza. De acordo com dados do aplicativo de mobilidade urbana Moovit, a busca por linhas e estações cresceu em 18,8 pontos percentuais desde o início do mês. Enquanto no dia 1º de junho a procura era 75% menor que a média antes da pandemia, ontem era de 56,2%.

Já de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), na segunda-feira, 22, a demanda de usuários chegou a 37% de um dia útil. Nesta fase do plano de abertura, a oferta de transporte é de 70% da frota de um dia útil e segue "monitorada diariamente para que seja reforçada com ônibus extras nas linhas de maior demanda".

Em nota, o órgão "orienta que os usuários respeitem o isolamento social e cumpram o escalonamento de horários nas atividades retomadas". A fiscalização da Operação de Transporte foi ampliada nos terminais e o usuário pode encaminhar suas reclamações para a central 156 ou procurar os agentes nos locais. 

 

O que você achou desse conteúdo?