Um dos problemas nas academias aconteceu com a Smart Fit. Após a investigação sobre o proprietário do negócio, Edgar Corona, como suposto financiador de disparos de fake news, muitos alunos decidiram cancelar a matrícula na academia.
Mas apesar de a rede ter uma cláusula contratual em que permite o cancelamento a qualquer momento, o ato deve ser realizado de forma presencial. Porém, as unidades da Smart Fit estão fechadas devido ao período de pandemia e os alunos não conseguem cancelar a matrícula. O POVO procurou a redes Smart Fit para saber como a empresa tem lidado com o cenário. Porém, não houve retorno até o fechamento desta edição.
Por outro lado, outra academia, a Selfit, informou, em nota, que desde o dia 1º de abril todas as cobranças estão suspensas até o retorno das atividades. "Nada está sendo cobrado durante este período (mensalidade e anuidade) para que não seja necessário o cancelamento. Mas, caso o aluno deseje cancelar mesmo assim, a solicitação pode ser feita pelo pelo e-mail: contato@selfitacademias.com.br ou diretamente pela Área do Aluno, disponível no site".