Logo O POVO+
Como funciona a sedação de pacientes para intubação
Reportagem

Como funciona a sedação de pacientes para intubação

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Residentes do Serviço de Terapia Ocupacional treinam técnicas em boneco que simula intubação  (Foto: Divulgação / Escola de Saúde Pública)
Foto: Divulgação / Escola de Saúde Pública Residentes do Serviço de Terapia Ocupacional treinam técnicas em boneco que simula intubação

Para a realização da intubação de pacientes, são necessários medicamentos para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular. Para cada uma dessas necessidades, existem vários medicamentos no mercado mas "a indústria não estava preparada" para ao aumento a demanda que surgiu. Unidades hospitalares têm mudado protocolos para que a falta dos fármacos não ocasione colapso no sistema. A dose dos medicamentos depende muito do perfil do paciente como peso e diagnóstico de comorbidade, segundo Mira Lustosa, integrante da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Ceará e chefe do Setor de Farmácia do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Ela detalha que a adequação da dose pode ser feita "dentro de um limite", desde que cumprindo a função do fármaco. "Sedaria um paciente com duas ampolas e posso fazer a opção de sedar só com uma ampola mas isso diminui o tempo de ação. Nesse caso, o médico precisaria trabalhar com mais rapidez", exemplifica. "Dentro do protocolo e respeitando a necessidade do paciente", frisa.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

"Temos as primeiras escolhas com relação a custo-benefício. Às vezes, tem uma alternativa mas não tem em grande quantidade. Os hospitais foram tentando comprar e se adequando ao que tinha disponível de forma a não deixar de dar atenção necessária e ter um elenco para que o médico pudesse tomar a decisão de intubar ou não", explica.

Conforme Zilfran Teixeira, presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva, pacientes com Covid-19 quando ficam muito graves, têm comprometimento pulmonar grande. "Eles precisam ficar bem entregues (em sedação profunda) para que o ventilador possa trabalhar totalmente dominando o paciente", detalha. Segundo ele, pacientes com coronavírus demoram mais tempo para a recuperação do quadro pulmonar, levando de duas a três semanas. "Acredito que já está mais normalizado. Teve uma fase mais complicada com falta de medicamentos mas houve a readequação do protocolo", relata.(Ana Rute Ramires)

 

O que você achou desse conteúdo?