Logo O POVO+
Quase 7 mil alunos não conseguem entregar atividades com aulas remotas
Reportagem

Quase 7 mil alunos não conseguem entregar atividades com aulas remotas

Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia

A Secretaria Municipal da Educação (SME) monitora diariamente as devolutivas das atividades e a interação dos estudantes da rede pública de ensino de Fortaleza durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia. Nesse período, conforme o órgão, 3% dos alunos, ou seja, 6.930 alunos, não estão participando das atividades propostas. Enquanto 97% dos 231 mil conseguem realizar os exercícios domiciliares.

"Para o enfrentamento do abandono escolar dentro da Rede, a grande estratégia desenvolvida nas unidades é o acompanhamento diário, com apoio de monitoramento da Superintendência Escolar, da frequência dos estudantes, como instrumento de erradicar a evasão escolar e efetivar o direito de aprender. Vale ressaltar que as escolas são protagonistas e instrumento essencial para o sucesso deste processo de acompanhamento", frisou a pasta municipal em nota enviada ao O POVO.

A SME afirma utilizar a plataforma Busca Ativa Escolar para aproximação e eliminação da infrequência. A estratégia monitora, diariamente, 100% dos alunos, do Infantil I à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a percepção de problemas, é adotado "em tempo hábil, medidas que envolvam a família e garantam a presença do estudante na escola".

De acordo com o órgão, há articulação com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute) para disponibilizar ao alunado, desde o final de março, atividades pedagógicas em regime de domicílio, por meio do trabalho domiciliar dos profissionais da educação, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Conforme O POVO mostrou na última semana, aproximadamente 12 mil crianças e adolescentes podem abandonar de vez a escola durante este período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus em todo o Estado. Os dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) são de 176 municípios cearenses, mas não considera a Capital. (Ítalo Cosme)

 

O que você achou desse conteúdo?