Logo O POVO+
Vacina contra a Covid-19: o potencial da Fiocruz
Reportagem

Vacina contra a Covid-19: o potencial da Fiocruz

Edição Impressa
Tipo Notícia
Odorico Monteiro, professor da Faculdade de Medicina da UFC e pesquisador da Fiocruz (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Odorico Monteiro, professor da Faculdade de Medicina da UFC e pesquisador da Fiocruz

A esperança de uma vacina eficiente contra a Covid-19 é um sentimento global. A corrida pelo antídoto do vírus que parou o mundo desafia cientistas de todas as nacionalidades. A luta contra o tempo é crucial para deter milhares de mortes.

Diante da maior pandemia deste século, o apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) é para que os detentores das patentes de vacinas bem-sucedidas dispensem uma grande margem de lucro e tornem essa imunização um bem da humanidade.

Em meio a uma disputa de gigantes, o Brasil conta com a expertise e os 120 anos de tradição da Fundação Oswaldo Cruz. A instituição, que nasceu do enfrentamento a epidemias de varíola e febre amarela, se prepara para produzir até janeiro de 2021 30 milhões de doses da vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford.

A partir de um acordo entre o governo brasileiro e a biofarmacêutica AstraZeneca, a Fiocruz terá acesso ao produto na última fase da pesquisa. A instituição se prepara para a produção, ainda este ano, de 15% da necessidade de vacina do País e prevê que já no início de 2021 será autossuficiente em todas as etapas do processo.

A Fiocruz tanto está preparada para fazer a transferência de tecnologia, tão logo a vacina seja aprovada, quanto terá condições também de produzir em escala global. A instituição trabalha ainda no desenvolvimento de outras três vacinas contra o novo coronavírus, sendo uma delas bivalente, podendo imunizar contra a Influenza e a Covid-19.

Outros projetos brasileiros também se mostram promissores, como a vacina desenvolvida numa parceria entre a Sinovac, na China, e o Instituto Butatã, em São Paulo. A Coronavac começou a ser testada em nove mil voluntários de Niterói (RJ) e o governo paulista anunciou que já está com vinte mil doses.

Todos esses resultados animadores estão sendo alcançados graças ao trabalho incansável de pesquisadores, que dedicam suas vidas à busca do conhecimento científico e com isso salvam muitas outras vidas, protegendo a sociedade de doenças mortais. Defenda a Ciência! Sem a Ciência é a barbárie.

 

O que você achou desse conteúdo?