Logo O POVO+
Pré-candidatos já podem arrecadar com financiamento coletivo
Reportagem

Pré-candidatos já podem arrecadar com financiamento coletivo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Apesar de nenhuma grande campanha de Fortaleza ainda ter usado o dispositivo, pré-candidatos já estão liberados pela Justiça Eleitoral para arrecadarem recursos por meio de campanhas de financiamento coletivo na Internet.

Desde 15 de maio, entrou em vigor dispositivo da Lei das Eleições liberando a medida, que pode ser feito apenas através de empresas cadastradas junto à Justiça Eleitoral.

Os pré-candidatos já podem arrecadar recursos através do meio, mas a verba só será disponibilizada às campanhas após o registro da candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a obtenção do CNPJ e abertura da conta bancária específica da campanha.

Em Fortaleza, os candidatos Capitão Wagner (Pros) e Renato Roseno (Psol) já afirmam ter dedicado parte dos esforços da campanha para aumentar arrecadação. "Nossa campanha continua sendo infinitamente barata. Uma campanha nossa para prefeito é menor que uma campanha tradicional para vereador", destaca Roseno.


"Estamos esperando arrecadar entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, cerca de 60% através do Fundo Eleitoral, 40% por crowdfunding", diz. 

 

O que você achou desse conteúdo?