Logo O POVO+
Eventos com até 100 pessoas serão permitidos a partir de 14 de setembro
Reportagem

Eventos com até 100 pessoas serão permitidos a partir de 14 de setembro

Com capacidades reduzidas, cinemas, bibliotecas e teatros podem reabrir com até 35% da capacidade. Decreto a ser publicado hoje irá estabelecer protocolo de funcionamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CINETEATRO São Luiz: estrutura adaptada e equipe treinada para retorno seguro (Foto: Sergio Poroger/ Divulgação)
Foto: Sergio Poroger/ Divulgação CINETEATRO São Luiz: estrutura adaptada e equipe treinada para retorno seguro

Eventos de pequeno porte, com até 100 pessoas, também estão liberados a partir de 14 de setembro nos municípios cearenses que cumpriram a Fase 4 do Plano de Retomada Responsável. Além dos eventos, teatros, cinemas e bibliotecas estão autorizados a funcionar, contando que os estabelecimentos tenham, no máximo, 35% da sua capacidade ocupada, a partir do dia primeiro de setembro.

O anúncio era esperado por profissionais do setor que, inclusive, defendem que a retomada é tardia. "Não fazia sentidos nós termos restaurantes, por exemplo, dentro de ambientes fechados abrindo as portas, e os eventos de entretenimentos estarem fechados", comenta Cláudio Nelson, promotor de eventos e diretor de ações institucionais e parlamentares da ADRAP.

De acordo com Cláudio Nelson, as empresas legalizadas tendem a seguir rigorosamente os protocolos de saúde, mesmo antes da pandemia. O promoter acredita que, apesar de apostar num retorno gradual, logo as pessoas vão se sentir seguras em frequentar eventos legalizados. "Sempre atendemos tudo dentro do protocolo. Somos os principais interessados em que não aconteça uma segunda onda e vamos agir dentro do que for decretado para a segurança das pessoas. Elas estão preparadas", pontua.

Também na perspectiva de um retorno com excelência, o representante da Câmara de Cerimonialistas, Flávio Liffeman, explica que a retomada em setembro significa uma preparação para o que virá em 2021, contando que uma grande demanda de eventos tenha sido adiada para o próximo ano.

Flávio acredita em uma retomada gradual e ressalta a importância de que aconteça realmente dessa maneira: "Quando a gente fala de retomada, as pessoas pensam que semana que vem vamos fazer eventos e não é bem assim", explica. Apesar das ressalvas, o cerimonialista aposta que o setor está preparado e pronto para seguir com suas atividades neste momento. "Acredito que no final de outubro já vai estar liberado para cerca de 300 pessoas. É o que eu torço e estou positivo. Vamos precisar ter termômetros digitais e outros recursos. Já acordamos com as igrejas que vamos precisar olhar para isso e tudo ser também alinhado com os clientes", pontua.

Do ponto de vista do Cineteatro São Luiz, a espera já vinha sendo aguardada, assim como a preparação da equipe, com todo suporte e estrutura necessários para este momento. "Nosso protocolo de retomada está sendo finalizado e trará mais detalhes após a publicação do decreto. Acredito que após essa publicação poderemos falar de forma mais específica sobre como será a reabertura do São Luiz", comenta Rachel Gadelha, diretora do cineteatro.

O epidemiologista Marcelo Gurgel, professor e membro do GT de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), alerta para os riscos de atividades em locais fechados. "Convivência com permanência de 2 horas, como no caso dos cinemas, em local confinado, de fato, tem riscos. Moderaram a ocupação, mas o contato é próximo porque não tem arejamento. Continua com exposição alta mesmo com 30% de capacidade porque o ar que está ali não se renova", destaca.

 

O que você achou desse conteúdo?