Logo O POVO+
Futebol e pandemia: o cenário da retomada de público nas maiores ligas do mundo
Reportagem

Futebol e pandemia: o cenário da retomada de público nas maiores ligas do mundo

Edição Impressa
Tipo Notícia
Retorno aos estadios (Foto: luciana pimenta)
Foto: luciana pimenta Retorno aos estadios

Inglaterra: parou em 13 de março. Retomou jogos em 17 de junho. Em 29 de agosto, o amistoso Brighton x Chelsea teve presença de 2,5 mil torcedores, como teste. Foi obrigatório uso de máscara e todos os presentes tinham lugares marcados. Campeonatos seguem sem público e autoridades estudam volta para Premier League. Jogos das fases qualificatórias da Copa do Inglaterra tiveram público.

Alemanha: parou em 13 de março. Retomou jogos em 16 de maio. Autoridades estudam volta de público para novembro.

Itália: parou 9 de março. Retomou jogos em 20 de agosto. Voltou a ter público no estádio do Parma, no amistoso do time contra o Empoli no último domingo, 6. Seguem estudando data para autorização de retorno.

França: parou em 13 de agosto. Campeonato Francês foi encerrado, com jogos de liga sendo retomados em 24 de julho. Público já tá liberado desde julho, mas só 5 mil pessoas por vez e com regras rígidas.

Espanha: parou em 12 de março. Retomou jogos em 12 de julho. Segue sem data para volta do público.

Competições da Europa: campeonatos pararam em 11 de março. Retomada foi em 7 de agosto, com redução de datas e sedes únicas. Supercopa entre Bayern de Munique e Sevilla terá público de 30% da capacidade do estádio em Budapeste (Hungria). Jogo acontece em 24 de outubro e será primeiro jogo internacional da Uefa com público.

Ligas menores: Hungria tem público desde maio, com restrições fortes. Eslováquia recebeu autorização do governo para ter 500 pessoas nos estádios desde junho. Rússia permite 10% da capacidade dos estádios mesmo durante pandemia.

Brasil: a CBF suspendeu torneios por ela organizados no dia 15 de março. Os estaduais variaram na data de suspensão. Já a retomada começou com o Carioca, em 18 de junho. A Série A do Campeonato Brasileiro foi iniciada em 8 de agosto, quando os índices nacionais de infecção e morte pelo novo coronavírus ainda indicavam estar no ápice.

 

O que você achou desse conteúdo?