Logo O POVO+
Presidente de comissão da OAB defende posições do colegiado
Reportagem

Presidente de comissão da OAB defende posições do colegiado

Fernandes Neto. Direito Eleitoral
Edição Impressa
Tipo Notícia

Na decisão do TSE, em aprovar a cota do fundo eleitoral para candidaturas de negros e negras, apenas o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho votou contra. Na argumentação, ele declarou que tramitar tal medida não seria da competência da Corte, e sim do Congresso. Apesar de demonstrar apoio a ideia da proposta, Tarcísio disse que a matéria necessitava de uma lei com finalidade própria.

Com a oposição do ministro, foi aberto o questionamento se o TSE deveria aprovar a medida sem aval do Legislativo. Para Fernandes Neto, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE, os ministros tomaram uma decisão sensata e legítima, mas que poderia haver a criação de uma lei específica para ser tramitada entre os congressistas.

"Todas as posições do colegiado tiveram fundamentos legais. O ministro Tarcísio também foi coerente, ele não foi contra o mérito, mas a favor de uma legislação, assim como há no âmbito do gênero", disse.

Segundo Fernandes, o problema gira em torno do TSE determinar, por exemplo, o percentual de verbas destinadas às cotas. "Caso isso aconteça, o tribunal estará usurpando do poder. Esse é trabalho do Legislativo".

Sobre a determinação de Ricardo Lewandowski, ministro do STF, de implementar a medida para as eleições de 2020, Fernandes considera que tal ação é relevante, mas que houve precipitação, pois deve ser realizado mais debates para aplicação adequada e justa.

"A Constituição Federal determina que toda regra eleitoral deve ser aprovada um ano antes das eleições. O Lewandowski, atendendo uma liminar de forma monocrática, regularizou a medida para as eleições deste ano. Muitos partidos já realizaram suas convenções, como ficará a aplicação da regra? A medida é extremamente necessária, uma reparação histórica que devemos realizar, mas tem que haver a organização adequada", afirmou. (Alan Melo/especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?