Logo O POVO+
Ceará tem o melhor ensino fundamental II do País
Reportagem

Ceará tem o melhor ensino fundamental II do País

Rede Pública
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os anos finais do Ensino Fundamental da rede pública no Ceará, do 6º ao 9º ano, registraram o melhor resultado entre os estados do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com índice 5,2, em 2019. O estado de São Paulo alcançou o mesmo, mas não atingiu a meta esperada para 2019, que era de 5,6. O Ceará superou em 0,6 a meta de 4,6 - cada unidade da federação tem seu patamar a ser alcançado de acordo com estatísticas feitas pelo Ministério da Educação.

Mesmo com melhora significativa de desempenho em 2019 nos anos finais, com índice de 4,9, a meta proposta para o País não foi alcançada, que era de 5,2. Apenas sete unidades da federação alcançaram a meta esperada para 2019. Amazonas, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraná e Goiás. Este último foi o único estado a superar o esperado para o ano passado.

No panorama geral, considerando a rede pública e privada, o Ceará alcançou índice de 5,4. A meta era 4,9. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alagoas e Ceará tiveram os progressos mais expressivos. No contexto geral, o Estado ficou com segundo melhor desempenho, atrás apenas de São Paulo.

Em relação à rede privada, os resultados no Ceará não foram tão expressivos. Com índice de 6,1, as escolas particulares figuraram entre os oito mais baixos. Aquém do esperado para o ano passado, que era de 6,9.

Cada meta a ser batida é definida pelo Ministério da Educação (MEC), de forma que haja progresso em todos os cenários. Seja por escola, município, estado ou país. O Ceará tem o maior percentual de municípios que bateram as próprias metas no último ano, 83,7%.

Um dos desafios históricos desta etapa é superar a distorção idade-série (aluno em atraso em relação à série esperada para a idade). O Ideb 2019 mostra que apenas São Paulo e Mato Grosso têm taxas de distorção idade-série na faixa de 10%. Por outro lado, Ceará, Bahia e Pará superam os 40%.

O que você achou desse conteúdo?