Logo O POVO+
SSPDS cita políticas de territorialização contra facções
Reportagem

SSPDS cita políticas de territorialização contra facções

ESTRATÉGIA
Edição Impressa
Tipo Notícia
Nova gestão da segurança tem desafio de reverter situação da violência (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Nova gestão da segurança tem desafio de reverter situação da violência

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou trabalhar com foco em ações de territorialização nas regiões onde são registrados os maiores índices de crimes contra a vida, assim como atua "com o fortalecimento da polícia investigativa nesses locais para coibir a atuação e a disputa entre organizações criminosas".

Como exemplo dessas medidas, a pasta cita o Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), cujas bases estão em 32 pontos na Capital e Região Metropolitana. "Entre esses locais, estão áreas onde eram registradas ameaças contra moradores, como é o caso das comunidades Gereba e Babilônia, no bairro Passaré; e a Lagoa do Urubu, no bairro Floresta, em Fortaleza. Outras 12 bases devem ser instaladas nos próximos meses".

Conforme a SSPDS, as bases do Proteger são instaladas após o mapeamento de 70 indicadores, como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), renda, saneamento e educação. A partir disso, são definidas os locais prioritários para o projeto. "Além do trabalho policial, a Secretaria e outras instituições públicas e privadas trabalham em conjunto para a revitalização e a urbanização dos locais, além de proporcionar projetos sociais com música e esporte, que atendam à população mais vulnerável".

O Proteger também atua sob o viés do chamado policiamento de proximidade, em que policiais militares buscam "firmar laços de confiança com a população no intuito de inibir ameaças". Em 2020, 214 policiais militares já foram capacitados com a doutrina de policiamento comunitário e de proximidade, conforme a SSPDS, e a previsão é de que mais 400 recebam a instrução até o fim do ano.

A SSPDS também destacou o trabalho de dissuasão focada desenvolvido pela Polícia Civil nesses territórios. "O trabalho é direcionado contra grupos violentos, enfraquecendo a ação deles nesses territórios", afirmou a pasta, citando como exemplo operação realiza sob essa doutrina que prendeu 21 pessoas em 12 de agosto último.

O que você achou desse conteúdo?