Logo O POVO+
Governo do Estado cita políticas para enfrentar a fome
Reportagem

Governo do Estado cita políticas para enfrentar a fome

Edição Impressa
Tipo Notícia
REGIANE GOMES e família: desemprego após chegada do novo coronavírus (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira REGIANE GOMES e família: desemprego após chegada do novo coronavírus

No Ceará, mais domicílios também passaram a viver algum tipo de incerteza, redução ou restrição no consumo de alimentos nos últimos anos. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, 46,9% dos 2,8 milhões de domicílios do Estado estavam com algum nível de insegurança alimentar. O último levantamento anterior à POF, feito pelo IBGE em 2013, apontou que 946 mil lares cearenses — ou 35,5% — eram atingidos.

Procurada pelo O POVO, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Governo do Estado, afirmou que o Programa Mais Nutrição beneficia cerca de 16 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de 91 entidades localizadas nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Por meio da iniciativa, também já foram doados alimentos para 31 municípios cearenses em diferentes situações, como vitimas de enchentes, entidades artesanais e instituições que atendem pessoas em situação de rua.

O programa já realizou a doação de mais de 500 toneladas de alimentos — como frutas, legumes e verduras, além de polpas e mix de preparo de alimentos — para cerca de 27 mil cearenses, segundo informa a pasta. O Mais Nutrição tem parceria permanente da Associacao dos Permissionários da Ceasa (Assucece) e do Grupo M. Dias Branco, além dos parceiros espontâneos da iniciativa privada.

A ação é realizada pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Desenvolvimento Agrário (SDA) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e apoio do Instituto Agropólos do Ceará. Em breve, 38 instituições do Cariri serão atendidas pelo programa.

A SPS também elenca o Cartão Mais Infância, que atende mais de 45 mil famílias com crianças na primeira infância que vivem em situação de extrema pobreza com valor mensal de R$ 85. Além disso, há um projeto de restaurante social com previsão de funcionamento para 2021. Segundo a nota, a ideia é que esse restaurante seja uma experiência piloto para o desenvolvimento de outros equipamentos.

Já por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), são executados o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade Leite (PAA - Leite).

 

O que você achou desse conteúdo?