Logo O POVO+
Males dos abusos e problemas futuros
Reportagem

Males dos abusos e problemas futuros

Edição Impressa
Tipo Notícia
FORTALEZA - CE, BRASIL, 22-09-2020: Pessoa fumando com cigarro na mão. Aumento do uso de drogas ilícitas e lícitas durante a pandemia. Ciência e Saúde.  (Foto: Júlio Caesar / O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA - CE, BRASIL, 22-09-2020: Pessoa fumando com cigarro na mão. Aumento do uso de drogas ilícitas e lícitas durante a pandemia. Ciência e Saúde. (Foto: Júlio Caesar / O Povo)

As consequências do aumento de uso de psicoativos preocupam por diversos motivos, que vão desde dependência futura à violência doméstica. Ana Cristhina analisa que muitas pessoas já faziam uso abusivo com alguns prejuízos mas sem diagnóstico de dependência. "Na pandemia, pode agravar e se tornar uma dependência. Quem já tinha quadro de dependência, pode agravar o quadro", diz.

"As pessoas que seguirem pós pandemia utilizando de forma descontrolada o uso de substâncias podem se tornar dependentes. Mesmo que, para fechar critérios de dependência, demore mais tempo", aponta Renata Brasil Araújo. Conforme a Organização Mundial de Saúde, por reduzirem a imunidade, o uso de bebidas alcoólicas podem elevar os riscos de doenças em geral. Além disso, consumo excessivo também pode gerar estímulo a comportamentos de risco ou a reduzir as precauções necessárias contra a transmissão do coronavírus.

"A pessoa se torna mais impulsiva e menos adepta a pensamentos de proteção como uso de máscara, evitar colocar a mão nos olhos, passar álcool em gel. Algumas prejudicam a imunidade, principalmente no que tange ao sistema respiratório, a área mais afetada pela Covid-19", detalha Renata, que também destaca o aumento das taxas de violência doméstica. "Segundo o Ligue 180, em abril houve um aumento de 36% nos casos de violência contra a mulher com relação ao ano anterior."

O que você achou desse conteúdo?