Logo O POVO+
"Não só os candidatos, mas qualquer um deve ter cuidado"
Reportagem

"Não só os candidatos, mas qualquer um deve ter cuidado"

Covid-19. Especialista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Biólogo e epidemiologista da Universidade Federal do Ceará (UFC), o pesquisador Luciano Pamplona afirma que candidatos na disputa deste ano podem ser vetores de disseminação do novo coronavírus na população. Ele destaca, no entanto, que o risco não é exclusivo aos políticos, mas a qualquer pessoa que não tome cuidados adequados na circulação pela cidade.

"O que tem que ter clareza nesse momento é que a gente ainda vive um cenário de pandemia. Felizmente passamos do pior momento, mas a transmissão ainda existe, ainda que cada vez mais baixa. Aí quando as pessoas vão relaxando, acham que está tudo liberado, saem sem máscara e isso aumenta o risco de novos casos", afirma.

"O candidato, assim como qualquer cidadão infectado, pode não ter sintomas e sair por aí sem máscara apertando a mão de pessoas, fazendo aglomeração. Nesse cenário, ele acaba sendo um vetor de contaminação, independente de ser candidato ou não", diz. "Talvez os candidatos, justamente por conta do exemplo, sejam os que mais precisam seguir essas precauções".

Ele destaca, por exemplo, que máscaras contra contágio devem ser utilizadas em todos os momentos. Questionado pelo O POVO sobre momentos de atos de campanha em que políticos retiram as máscaras para discursar, prega cautela: "Se for um ambiente fechado, é um risco a mais. A ideia é que mantenha a máscara, até porque dificilmente ele vai estar sem gente atrás".

Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem) da UFC, a cientista política Paula Vieira diz que não tem observado cumprimento rigoroso do distanciamento social na campanha de Fortaleza. "Você vê as pessoas andando uma do lado da outra, bandeiraços, visitando locais, não deixam de apertar mãos. Enfim, todos esses outros cuidados que seriam necessários para além do uso de máscaras", diz.

"Todos, sem exceção, estão reunindo equipes para tirar fotos. Tem fotos grandes no meio da equipe, da população, muita interação próxima", diz. Ela lamenta ainda que candidatos não estejam pautando a pandemia e seus efeitos em suas campanhas. "Até agora não vimos nada sobre como lidar especificamente com isso".

 

O que você achou desse conteúdo?