Logo O POVO+
Pesquisar sobre o negócio e aproveitar tendências de microfranquias é essencial
Reportagem

Pesquisar sobre o negócio e aproveitar tendências de microfranquias é essencial

Análise.
Edição Impressa
Tipo Notícia

Quando o advogado Silvério Filho Arruda Azevedo resolveu pesquisar o mercado para empreender, descobriu que os riscos do investimento são menores quando o aporte é realizado em microfranquias. Ele conta que, ao ver o desenvolvimento do e-commerce, decidiu juntar dois mercados em crescimento e se tornar franqueado do RapidãoApp.

Adquiriu os direitos de franquia em três cidades cearenses, Sobral, Eusébio e Fortaleza. A pesquisa minuciosa que realizou, aliada à oferta de suporte da empresa matriz, fez com que o projeto se desenvolvesse.

"Acho importantíssimo para uma pessoa que vai investir em franquia perguntar", diz. Ele ainda lembra dos questionamentos que, em sua opinião, fizeram a diferença para adquirir confiança no negócio. "Já tinha pesquisado sobre quem está por trás da franquia, fui saber informações dos já franqueados, como são os pontos mais delicados, se ele compraria a franquia novamente".

Para o professor do Departamento de Economia Aplicada da Universidade Federal do Ceará (UFC), Almir Bittencourt, as microfranquias, por requererem menor investimento, são mais procuradas. Porém, apesar do investimento planificado, não há garantia de sucesso se o empreendedor não for precavido e preparado para atuar no mercado.

"É sempre necessário tomar precauções para fazer valer o investimento, por menor que ele seja. Pois não é qualquer um que pode assumir um procedimento empresarial e que não tenha a mínima condição de conhecimento em gestão. Por mais garantias que se tem, o empreendedor precisa de preparação", analisa.

O economista ressalta que a pandemia deve trazer ainda mais mudanças para o mercado em áreas como forma de atendimento e variedade de oferta de produtos e serviços. "O empreendedor precisa ter certo conhecimento sobre o potencial do setor que vai explorar", reforça.

 

O que você achou desse conteúdo?