Logo O POVO+
Moradores de Palmácia se dividem sobre carreatas
Reportagem

Moradores de Palmácia se dividem sobre carreatas

Ceará. Eleições
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Da calçada de casa, dona Maria Antônia de Freitas, 67, observa o estirão de carro serpenteando pela rodovia CE-065, que corta Palmácia ao meio. Ainda não sabe em quem vai votar, mas está gostando da folia.

Com 13 mil habitantes e cravada no maciço de Baturité, Palmácia é uma cidade sem tantos divertimentos, acrescenta Antônia, com expressão de enfado.

"Aqui não tem nada, meu filho. Então, quando passa um monte de carro, a gente se alegra", admite, com uma gargalhada abafada apenas pelo jingle do candidato que vai passando rente à porta.

A aposentada espicha a vista. Tenta contar os veículos, mas desiste na metade. "É muita gente", explica.

Sem instituto de pesquisa que possa aferir intenção de voto, a popularidade do candidato a vereador ou à Prefeitura em municípios do Interior se mede pelo número de carros, motos e caminhonetes que consegue colocar na rua, numa algaravia de sons e gritos.

Aquela era grande, mas não a maior, conta dona Antônia. A seu lado, o estudante Lucas Sousa, 26, confirma: a do adversário, que havia passado mais cedo, era maior ainda.

Pergunto se Lucas acha que a animação da carreata, mesmo em desconformidade com as regras sanitárias, interfere na decisão de voto. "Mais ou menos", respondeu, hesitante.

Mas continua: "Para decidir mesmo, a gente leva em consideração a quantidade de gente que vai na carreata". Num município onde há somente duas forças políticas, o governismo e a oposição, ninguém fica em cima do muro.

Menos Luciano Sousa, 52. Desempregado e sem muita paciência para enxame de motor azucrinando o juízo dia e noite, sem dar sossego, desacredita que um punhado de carro mude o voto de ninguém.

E diz mais. Para ele, "carreata não ajuda no voto. É só pela avacalhação". (Henrique Araújo)

 

O que você achou desse conteúdo?