Logo O POVO+
Datafolha mostra bloco isolado com Wagner, Luizianne e Sarto
Reportagem

Datafolha mostra bloco isolado com Wagner, Luizianne e Sarto

Edição Impressa
Tipo Notícia

Divulgados ontem, os números da pesquisa O POVO/Datafolha mostram um bloco isolado na disputa pela Prefeitura de Fortaleza formado por Capitão Wagner (Pros), com 33%, Luizianne Lins (PT), com 24%, e José Sarto (PDT), com 15%. Os três, talvez não por acaso, detêm a maior fatia de tempo de propaganda no rádio e na TV.

Entre Wagner e Luizianne, há uma diferença de nove pontos, a mesma entre a petista e Sarto. Não há empate técnico - a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Os demais postulantes se acotovelam num segundo pelotão que, embora ainda haja muito tempo até o dia 15 de novembro, data do primeiro turno, terá de trabalhar dobrado se pretender de fato chegar com perspectivas reais de vitória.

Fazem parte desse grupo Heitor Férrer (SD), com 5%, Renato Roseno (Psol), com 4%, e Célio Studart (PV), com 4%. Os outros participantes não chegaram a 1%, de acordo com a sondagem.

Se pesquisa é retrato, a fotografia do Datafolha mostra um segundo turno decidido entre dois dos três líderes da consulta. Salvo alguma reviravolta, um estará fora da etapa seguinte, enquanto dois deles avançam para o mata-mata.

Quais são as chances concretas de cada um? A rigor, o cenário é positivo para os três. Para Wagner porque consolida sua liderança, a despeito da "blitzkrieg" do PDT na última semana, quando a campanha entrou numa fase de alta temperatura política da qual é um dado importante a operação da Polícia Federal na sexta-feira, 16.

Luizianne também tem o que comemorar. Mesmo com rejeição alta, a petista se mantém firme ao lado de Wagner como potencial adversária. O percentual alcançado, de 24%, projeta sua candidatura como a mais competitiva do PT em todo o país. É patamar para animar não somente a militância, mas o próprio partido. Não se surpreendam, portanto, se o ex-presidente Lula estiver com passagem comprada para Fortaleza nos próximos dias.

E quanto a Sarto? A ele, o Datafolha reservou uma boa notícia: o deputado estadual tem 15% a pouco menos de um mês da votação. A isso, somam-se a gorda fatia de tempo e o apoio de figuras como Roberto Cláudio, bem avaliado pelos eleitores.

São trunfos importantes numa disputa como essa. Há outros, como o apoio de Camilo, do qual tanto Luizianne quanto Sarto tentam tirar proveito. A ver quem leva a melhor.

O que você achou desse conteúdo?