Logo O POVO+
Uma briga boa, e aberta, pelo segundo turno
Reportagem

Uma briga boa, e aberta, pelo segundo turno

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A pesquisa O POVO/Datafolha sobre a eleição para prefeito de Fortaleza terminou de ser realizada em 15 de outubro, um mês antes do primeiro turno. No ritmo alucinante da política, um mês é tempo para muita coisa mudar. A quantidade de candidatos, todavia, indica uma quase certeza: a definição será em segundo turno, salvo uma hecatombe.

No topo, uma disputa aberta pelo segundo turno. Com margem de erro menor que a do Ibope, o Datafolha mostra cenário mais definido. Não há empate técnico nos três primeiros lugares. Capitão Wagner (Pros) lidera, em patamar superior ao que o Ibope trouxe: 33%.

Luizianne Lins (PT) está isolada na segunda colocação, com 24%. Pesa contra ela a rejeição - como no Ibope, a maior entre todas. Porém, Luizianne aparentemente está mais forte que em 2016. Não surpreende. Aquela eleição ocorreu simultaneamente à definição do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Era o fundo do poço do PT. Além disso, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) era candidato no cargo, esvaziando outras candidaturas. A força que Luizianne tem apresentado em pesquisas mostra que, realmente, não fazia sentido para um partido que tem projeto político abrir mão da candidatura dela para apoiar um aliado que vem bem abaixo. Tampouco o PT optar por outro nome. Luizianne falava nos bastidores das pesquisas que tinha e os números, realmente, indicavam que ela deveria ser candidata.

José Sarto (PDT) é bem menos conhecido. Os 15% de intenções de voto já o colocam no jogo. Antes do início da campanha, ele provavelmente estava mais atrás - como, aliás, mostram pesquisas de outros institutos. Porém, aparentemente será mais difícil do que se projetava para Sarto ultrapassar Luizianne para chegar ao segundo turno.

Ele está nove pontos percentuais atrás da petista. A um mês da eleição, com apoio do prefeito e, veladamente por imposição legal, também do governador, ainda me parece mais factível que Sarto esteja no segundo turno. Mas, não sem briga. Luizianne hoje está forte. Mais do que se supunha - os 24% do Datafolha são mais que os 23,2% que ela obteve na pesquisa Zaytec, no fim de setembro, contratada pelo PT.

 

O que você achou desse conteúdo?