Logo O POVO+
Pesquisa Datafolha Fortaleza: 51% dos eleitores defendem escolas fechadas nos próximos meses
Reportagem

Pesquisa Datafolha Fortaleza: 51% dos eleitores defendem escolas fechadas nos próximos meses

28% defendem retorno das aulas para algumas séries e 19% acreditam que todas as séries deveriam retomar ao ensino presencial nos próximos meses
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA - CE, BRASIL, 06-10-2020: Escola Estadual de Ensino Médio - SAnta Luzia. A Seduc em parceria com entidades de professores e estudantes estão vistoriando escolas de ensino médio para verificar se estão aptas para o retorno.(Foto: Júlio Caesar / O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA - CE, BRASIL, 06-10-2020: Escola Estadual de Ensino Médio - SAnta Luzia. A Seduc em parceria com entidades de professores e estudantes estão vistoriando escolas de ensino médio para verificar se estão aptas para o retorno.(Foto: Júlio Caesar / O Povo)

Primeira pesquisa O POVO/Datafolha para a eleição em Fortaleza divulgada neste sábado, 17 de outubro, abordou a volta às aulas de forma presencial. Para metade (51%) dos eleitores fortalezenses consultados, todas as escolas deveriam ficar fechadas para todas as séries nos próximos meses. As aulas presenciais de algumas séries na rede particular foram retomadas em algumas escolas, após liberação por meio de decreto estadual. Na rede municipal, aulas presenciais voltarão apenas em 2021.

 

Contrários, 19% dos entrevistados da pesquisa acreditam que todas as séries deveriam retomar ao ensino presencial nos próximos meses. Outros 28% defendem posição intermediária, na qual o retorno das aulas deveria ser parcial, apenas para algumas séries. Dos eleitores questionados, 2% não quiseram opinar sobre o tema.

A volta parcial das aulas tem maior apoio entre os mais jovens. Na faixa entre 16 e 24 anos, 44% defendem a medida. A opinião tende a diminuir com a evolução da faixa etária: 25 a 34 anos (32%), 35 a 44 anos (24%), 45 a 59 (25%) e 60 anos ou mais (20%). Com relação à divisão dos entrevistados por gênero, 55% das mulheres e 45% dos homens defendem que todas as escolas continuem fechadas.

Dos entrevistados que têm estudantes da rede municipal de educação no domicílio, 52% acham que as escolas devem ficar fechadas, 27% acreditam que o retorno deveria ser parcial e 19% defendem que todas as séries devem retornar. Essa proporção apresenta leve alteração entre entrevistados que residem com estudantes da rede estadual de educação (54%, 27% e 16%) e com estudantes da rede particular de educação (48%, 32% e 18%).

Pesquisa

O Datafolha ouviu 812 eleitores de Fortaleza entre a última quarta-feira, 14, e a última quinta-feira, 15. A pesquisa foi encomendada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-09449/2020 e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95%.

 

O que você achou desse conteúdo?