Logo O POVO+
Ceará é o quarto estado a somar 10 mil mortes por Covid-19
Reportagem

Ceará é o quarto estado a somar 10 mil mortes por Covid-19

Festividades de final de ano preocupam, pois podem se refletir em explosão de casos no início de 2021. Período de chuvas também pode prejudicar controle da doença
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lápides no cemitério Bom Jardim - coronavirus (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Lápides no cemitério Bom Jardim - coronavirus

É impossível mensurar a perda. A tragédia que afetou o mundo em 2020 tem desdobramentos e dores incalculáveis. Do ponto de vista epidemiológico, contudo, indicadores são contabilizados e analisados. O Ceará chegou, neste 1º de janeiro de 2021, à trágica marca de 10 mil mortos por Covid-19, nove meses após o primeiro caso confirmado. O Estado foi o quarto a somar esse número de óbitos em decorrência da infecção, seguindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Novo aumento de novos casos foi observado a partir de meados de outubro e festividades de fim de ano podem se refletir em explosão de casos no início de 2021.

O governador Camilo Santana solidarizou-se, em uma rede social, ontem, com as famílias que perderam entes queridos. "Minha solidariedade a todas as famílias diante da imensurável dor pela partida dos seus entes queridos. No Brasil já são mais de 195 mil vidas perdidas e famílias devastadas pelo sofrimento", escreveu.

O perfil dos óbitos continua sendo principalmente de pessoas idosas — com média de idade de 70,62 anos — e com alguma comorbidade prévia, o que ocorre em 51,33% das mortes. A perspectiva é de que o Estado inicie o plano de vacinação dos grupos prioritários em fevereiro.

Porém, em entrevista ao O POVO no dia 30 de dezembro de 2020, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, apontou a expectativa de começar a vacinação na segunda quinzena de janeiro com a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech.

Até a chegada do imunizante, o desafio é controlar a disseminação do vírus para evitar mais mortes. Um fator que pode prejudicar o controle é o início do período chuvoso, no qual há aumento da transmissão de vírus respiratórios. Conforme Érico Arruda, médico infectologista do Hospital São José e professor de medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), o Ceará sofreu alta expansão de casos no começo da pandemia no Brasil, quando não se tinha protocolos e abordagens bem estabelecidos para os pacientes. Por isso, "ficamos à mercê desse momento cientificamente nebuloso".

"Não temos mais unidades lotadas e agora sabemos conduzir melhor as pessoas em condição mais grave. O problema é o que vem pela frente. Estamos chorando as nossas perdas, mas sem nenhuma certeza que daqui para a frente as coisas tenderão a ser diferentes. O que se avizinha entre janeiro e fevereiro é chuva, que historicamente causa maior transmissão de vírus respiratório", explica.

Na avaliação do médico, há confluência de fatores negativos: sem vacina até fevereiro, pelo menos; chuvas; número de casos que tende a aumentar com as festas de fim de ano. Além disso, a "bagunça na articulação federal traz cenário de preocupação". "Mas temos esperança que não se confirme", afirma.

De acordo com Marcelo Gurgel, epidemiologista, professor e membro do GT de Enfrentamento à Covid-19 da Uece, apesar de ser o 4º em número total de óbitos, quando se considera as mortes por 100 mil habitantes, o Estado vai para a 7ª colocação. "Boa parte das mortes foram concentradas nos primeiros meses. Houve uma desaceleração no número de óbitos muito importante", analisa. 

Ele frisa que o novo aumento de casos e óbitos apresenta letalidade (proporção entre número de mortes por uma doença e o número total de diagnosticados com a patologia) menor, bem como velocidade reduzida em comparação ao crescimento inicial da infecção no Estado. O epidemiologista explica que o número de novos óbitos é menor porque os novos casos são caracterizados por pessoas mais jovens. 

Para o médico, a quantidade de doses da vacina já assegurada para o Ceará — cerca de 3,2 milhões — ainda é insuficiente para a necessidade populacional cearense. "Temos um mês e meio ainda para o início da vacinação, pelo menos. Vai ter a lógica da distribuição e aplicação das duas doses para que a pessoa seja considerada imunizada", afirma. 

"Estamos conseguindo controlar mas nas últimas semanas passamos por sustos. Vamos lutar para que essa vacina esteja entre nós em breve para que a gente consiga vacinar os grupos populacionais mais suscetíveis", acrescenta Érico Arruda.

Na entrevista ao O POVO, Dr. Cabeto, prestou solidariedade aos cearenses atingidos pelas perdas no Estado. "Não são 10 mil. São, no mínimo, 50 mil pessoas afetadas diretamente, sem falar naquelas que adoeceram. Bastava um óbito e já seria, do ponto de vista epidemiológico e do ponto de vista humano, muito grave", afirmou. Além disso, reconheceu o trabalho prestado por todos os funcionários da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O titular da Sesa destacou que a pandemia deixou claro que o País, como um todo, "não pode mais tolerar essa desigualdade social". Entre as 10.004 vidas ceifadas pela Covid-19 no Ceará, a maioria foi entre pessoas mais pobres. "Isso denota um problema de equidade. Acho que essa é uma grande reflexão", afirmou. Nesse contexto, dr. Cabeto apontou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da qualificação dos profissionais. (Colaborou Gabriela Custódio)

 

 

 
 
 

O que você achou desse conteúdo?