Logo O POVO+
Gestão Sarto começa hoje com posse de secretários e primeira reunião
Reportagem

Gestão Sarto começa hoje com posse de secretários e primeira reunião

Ações imediatas envolvem retomada das aulas presenciais na rede municipal e preparação de estrutura para vacinação contra Covid-19 em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO José Sarto (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves PREFEITO José Sarto

Após fim de semana de reuniões internas com gosto de “fim de recesso”, começa hoje oficialmente a gestão José Sarto (PDT) à frente da Prefeitura de Fortaleza. Na agenda oficial, estão previstas tanto a posse dos primeiros secretários do governo, como também a primeira reunião de alinhamento entre os gestores e o novo prefeito da Capital.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a cerimônia de posse ocorrerá de forma virtual, a partir das 10 horas desta segunda-feira. A solenidade, que confirmará os vinte secretários e dois coordenadores anunciados pelo prefeito na quarta-feira, 30, terá solenidade com assinatura simbólica dos termos de posse, assim como envio de informações das pastas aos titulares.

Por volta das 15 horas, o prefeito comandará a primeira reunião do secretariado. A ideia é que o encontro alinhe questões pontuais de trabalho da gestão. Devem ser reforçados, entre outros pontos, ações prioritárias do novo governo, como trabalhos relacionados à preparação de estrutura para vacinação em Fortaleza e retomada de aulas presenciais na rede municipal.

Uma das integrantes da equipe empossada hoje será a secretária de Infraestrutura da gestão Roberto Cláudio (PDT), Manuela Nogueira, que irá para a Coordenadoria Especial de Programas Integrados (Copifor). “Nós vamos conversar mais detalhadamente agora, na primeira semana, mas a ideia é que a gente já siga muito o que está no plano de governo”, diz.

Para a gestora do órgão, que acompanha de forma intersetorial projetos da Prefeitura, a manutenção de diversos nomes do governo Roberto Cláudio acaba sendo positiva para a retomada dos trabalhos. “Não sei falar de política, mas no ponto de vista técnico é positivo, até pela sinergia das pessoas. É gente que, por mais que tenham pensamentos divergentes, aprenderam a se respeitar nesses quatro, oito anos, facilita o diálogo entre secretários”, afirma.

Manuela Nogueira deixou a Secretaria da Infraestrutura da gestão RC para assumir a Coordenadoria Especial de Programas Integrados
Foto: MAURI MELO/O POVO
Manuela Nogueira deixou a Secretaria da Infraestrutura da gestão RC para assumir a Coordenadoria Especial de Programas Integrados

Ao todo, 17 dos 22 nomes anunciados por Sarto para a equipe de governo envolvem pessoas que ocupam ou já ocuparam cargos no governo de Roberto Cláudio. Um deles é Adail Fontenele, que já foi titular da Coordenadoria de Regionais de Fortaleza assim como titular da Regional do Centro na gestão passada, assim como secretário de Infraestrutura da administração de Cid Gomes (PDT) no Governo do Ceará.

Em entrevista ao O POVO, Fontenele – que assumirá a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) – destacou meta de Sarto já divulgada na campanha de construção de cinco mil casas populares nos próximos quatro anos. “É um desafio grande, temos essa meta clara não só de construir, como agilizar a entrega do papel da Casa”.

O secretário destaca ainda projetos de recuperação e qualificação de residências de baixa renda. “Já existe outros programas em andamento, um dos quais aqui na área central de Fortaleza, próximo do Centro, que é ali no Moura Brasil, na área das proximidades da Marinha”.

Na última segunda-feira, em discurso na cerimônia de posse, Sarto destacou como prioridades iniciais da gestão ações de olho na retomada de aulas da rede municipal de Fortaleza e na preparação de estrutura para a chegada de vacinas contra a Covid-19 na Capital. Na ocasião, o prefeito destacou que a Capital quer ser a “primeira” a adquirir e distribuir as vacinas.

"Nossa ação imediata será ir em campo para ver, juntamente com os secretários que vão nos ajudar, quais são dificuldades, como é que está o andamento para garantir isso,", afirma. "Tudo isso (vacinação e retomada das aulas) depende de uma sintonia entre a Secretaria Municipal da Educação, a Secretaria Estadual da Educação e as secretarias da Saúde”, diz.

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O PERFIL DE CADA UM DOS SECRETÁRIOS DE JOSÉ SARTO

Secretariado do governo Sarto 0401 Info Reportagem

O que você achou desse conteúdo?