Logo O POVO+
Como será o Enem digital
Reportagem

Como será o Enem digital

Testes. Novo modelo
Edição Impressa
Tipo Notícia

A edição provavelmente mais desafiadora da história do Enem devido à pandemia terá ainda a novidade da versão digital, aplicada de forma piloto para 96 mil candidatos em 99 municípios. No Ceará, Fortaleza, Quixadá, Sobral serão polos do Enem Digital. São 3.112 inscritos no Estado que optaram por essa modalidade. Maria Kailane Gurgel Batista, 17, fez a opção pelo modelo inédito pensando em evitar aglomerações.

"Moro com a minha avó, ela é do grupo de risco e eu cuido dela. Acho que vai haver menos pessoas na prova digital", afirma a estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Júlia Giffoni, no Pici.

João Willame dos Santos Coelho, 18, da Escola de Ensino Médio (EEM) Deputado Francisco de Almeida Monte, fez a escolha mais motivado pela curiosidade. "Me interessa ter essa experiência na forma digital. Mais para saber como vai ser mesmo", diz.

Apesar de considerar a novidade um avanço, o professor Wagner Andriola pondera sobre a necessidade de estudo pormenorizado "demonstrando que não há diferença no que diz respeito ao desempenho dos alunos quando submetidos a uma situação de teste tradicional versus quando submetidos a uma prova confeccionada em forma digitalizada". A intenção do Inep é que o exame se torne totalmente digital até 2026.

Camilo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, disse ao O POVO que foram realizados testes práticos em 2019 com amostra representativa de estudantes de todo o País, simulando a prova no sistema próprio desenvolvido.

"Fizemos pré-testes digitais, testamos o sistema para ver a usabilidade dele. Dos alunos participantes, a maior parte gostou muito de fazer a prova no computador, mas fez algumas sugestões que incorporamos nessa versão final [do sistema]." Haverá a possibilidade de fazer rasuras na interface da prova, por exemplo, similarmente ao que ocorre na prova tradicional, com a caneta.

O que você achou desse conteúdo?