Logo O POVO+
Ceará triplica capacidade de produção de energia solar
Reportagem

Ceará triplica capacidade de produção de energia solar

O Ceará se destaca no 9° lugar entre os estados com maior capacidade para produção de energia solar. Fortaleza também figura a lista das cinco capitais com maior capacidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
AQUIRAZ, CE, BRASIL, 09-01-2021: Painéis solares em hotel no Porto das Dunas (Foto: Fco Fontenele/O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE AQUIRAZ, CE, BRASIL, 09-01-2021: Painéis solares em hotel no Porto das Dunas (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

No ano de 2020, o Ceará aumentou a potência instalada para a produção de energia solar e se estabilizou como o 9° estado brasileiro com maior capacidade para geração de energia a partir de placas fotovoltaicas.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) neste mês. Em 2019, o Ceará também figurava no 9º lugar entre os estados com maior potência instalada, com 55,5 (MW). Em 2020, o número quase triplicou, registrando 155,00 (MW).

Fortaleza também registrou alta no número de potência instalada. Em 2019, a Cidade protagonizava o 3° lugar no ranking municipal, com 17,6 (MW) de capacidade instalada. Nos novos dados de 2021, a Capital caiu duas posições entre os municípios, aparecendo em 5° lugar, mas com o número de potência instalada quase três vezes maior que o do ano anterior. Atualmente, a Capital possui 40,3 (MW) de potência instalada.

Empresários do ramo avaliam que durante 2021 e nos próximos anos o número de potência instalada deve crescer mais ainda. No Ceará, a distribuidora de painéis fotovoltaicos Sou Energy registrou faturamento dez vezes maior em dezembro de 2020 quando comparado com o mesmo período de 2019.

De acordo com Mário Viana, gerente Comercial da empresa, a perspectiva é de que em 2021 o negócio tenha o faturamento quadruplicado em relação ao ano anterior. A rede de franquias Solarprime também mira no crescimento do setor tanto no Ceará quanto no Brasil. Nacionalmente, a empresa registrou a inauguração de mais de 120 lojas que distribuem sistemas de painéis solares em 2020. Para este ano, a expectativa é de maior aquecimento econômico, com faturamento de R$ 500 milhões, conforme avalia Raphael Brito, fundador da rede de franquias.

Os dados reunidos e divulgados pela Absolar e Aneel também evidenciam que a energia de matriz solar segue em crescente. Em comparação com 2019, a matriz elétrica solar cresceu 0,2%. Em 2020, a energia gerada por painéis solares representou 1,6% de toda a matriz energética consumida no Brasil. No topo da lista, a principal matriz é a hídrica, que representou 59,9% do consumo no ano passado, mas apresenta número menor que em 2019, quando registrou 60,9% da geração nacional.

O crescimento na adesão às placas solares fotovoltaicas pode ser explicado pelo custo/benefício superior quando comparado com a utilização da energia convencional oferecida pelas concessionárias. A economia pode chegar a até 95%, como aponta levantamento da Absolar.

Mario Neto, dentista, instalou diversos painéis solares para produção de energia elétrica em sua clínica odontológica
Mario Neto, dentista, instalou diversos painéis solares para produção de energia elétrica em sua clínica odontológica (Foto: FCO FONTENELE)

O atrativo do barateamento da conta de luz chamou a atenção do cirurgião-dentista Mario Neto, que instalou um empreendimento de energia solar há cerca de quatro meses em sua clínica localizada no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. O empresário relata que, além de já observar a economia nas contas de luz no presente, fez um investimento para o futuro, uma vez que, após terminar de pagar o financiamento das placas, não irá se preocupar com contas altas de energia.

O empresário avalia que o investimento nas placas fotovoltaicas também oferece vantagens por gerar créditos quando a produção é maior que o que é consumido. Segundo a Enel, distribuidora de energia no Ceará, a companhia possui atualmente 10.447 clientes com painéis solares que utilizam esse sistema de créditos no Estado.

 

O funcionamento das placas fotovoltaticas
O funcionamento das placas fotovoltaticas

Energia sustentável e econômica

Um dos principais motivos que podem explicar o aumento na adesão da energia solar em residências e empresas é a gama de possibilidades para financiamento do investimento nas placas fotovoltaicas. O investimento, avaliado entre 10 a 40 mil a depender da potência instalada, pode ser financiado por bancos públicos, privados ou por fintechs (startups financeiras).

Empresários do ramo e pessoas que já aderiram ao sistema de painéis fotovoltaicos avaliam que o investimento, quando financiado, pode ser substituído pela conta de luz. Após o final do financiamento, os investidores possuem um sistema que possui vida útil de cerca de 30 anos e precisam se preocupar apenas com os encargos cobrados pelas concessionária de energia, como a taxa de iluminação pública, por exemplo.

O professor Raphael Amaral da Câmara, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), analisa que o sistema é robusto e demanda pouca manutenção após ser instalado.

Ele explica que o funcionamento das placas fotovoltaicas precisam apenas de energia solar para funcionar. "As placas são constituídas por elementos semicondutores, que dependem de uma estimulação externa para conduzirem energia. Essa estimulação é feita pela energia do sol, que emite energia na forma de fótons e se fazem suficientes para gerar energia dentro dos elementos semicondutores na placa fotovoltaica."

A energia gerada durante um dia de sol é consumida imediatamente pelos equipamentos eletrônicos e não pode ser armazenada. Ela é captada e em seguida consumida pelos proprietários da casa ou estabelecimento. Conforme explica a Enel Ceará, as residências e empresas geram o próprio consumo e caso tenham produção excedente, a energia é convertida em créditos, que podem ser utilizados nas contas do próprio gerador e de outras unidades consumidoras em até 60 meses.

Para a professora Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia da UFC, os benefícios da energia solar renovável têm peso para o meio ambiente. De acordo com a doutora em Geografia, a energia é limpa e tem poluição ambiental reduzida, além de não consumir água e não produzir CO2. "A instalação do projeto é rápida, quando comparada a outras fontes energéticas, já que as placas são produzidas em escala industrial e podem ser rapidamente instaladas e conectadas à rede elétrica", acrescenta Gorayeb. 

 

Investimentos no Ceará

O mercado para a energia solar tende a se expandir no Ceará. A empresa gaúcha Edsun, startup de investimentos em energia solar, procura condomínios de casas em Fortaleza para receberem sistemas de painéis solares para a geração da energia comum do condomínio. O diferencial oferecido pela marca é que os interessados não precisam desembolsar investimento para instalação, que será feita pelos investidores da empresa e os condôminos ficam responsáveis pelo aluguel mensal das placas, que pode ser mais barato que a conta de energia.

Em Fortaleza, quatro projetos para condomínios estão sendo aprovados pelos moradores e administradores dos residenciais, como explica Cristiano Meditsch. O empresário ressalta que o investimento nas usinas solares será superior a R$ 5 milhões. Neste ano estamos acelerando bastante e o Nordeste é essencial para esta expansão, pois é uma região que tem muito sol e onde a energia é cara. Essas características viabilizam muito os projetos", explica Meditsch.

Em maio de 2020, a Prefeitura de Fortaleza retomou também edital para a implantação de painéis de energia fotovoltaica em equipamentos de educação da Capital. A prefeitura prevê que, após instaladas, as placas possam gerar energia de escolas e creches municipais por pelo menos 25 anos. Com o projeto, serão atendidas 490 unidades da Secretaria Municipal da Educação (SME).

A iniciativa deve ser feita parceria público-privada e também pode gerar benefícios para o orçamento das escolas. A SME avalia que, com a economia nas contas de luz, pode haver mais dinheiro para ser aplicado diretamente na infraestrutura da escola.

Já a Universidade Federal do Ceará (UFC) aposta no monitoramento de dados de energia solar para contribuir com o crescimento da fonte de energia no Ceará. A instituição firmou parceria na última segunda-feira, 25, com a empresa ECO - Soluções em Energia para a observação e controle de dados de usinas de energia solar no estado.

O novo sistema, batizado de ECO Solaris, será composto por soluções integradas de software e hardware que visam otimizar o monitoramento de dados captados a partir das usinas de energia solar, com armazenamento das informações em nuvem computacional e utilizando técnicas de internet das coisas (IoT).

A ideia é que os equipamentos, chamados de SmartLogger, possam, alinhados a uma plataforma web, concentrar dados e detectar possíveis falhas, facilitando a manutenção e a gerência de usinas no Ceará. 

 

O que você achou desse conteúdo?