Logo O POVO+
Aluguel por temporada é tendência
Reportagem

Aluguel por temporada é tendência

Modalidade. Plataforma.
Edição Impressa
Tipo Notícia

As plataformas digitais facilitadoras de aluguéis de imóveis estão em alta no turismo durante a pandemia. Pesquisa da Airbnb revelou que aumentou em 150% a demanda por imóveis em destinos até 300 quilômetros dos grandes centros urbanos entre 2019 e 2020. Sejam opções por casas de campo e serra ou pequenas cidades praianas, formou-se um nicho de negócio que está se desenvolvendo.

Este consumidor busca ter uma experiência parecida ao conforto do lar, com a comodidade de não ter de arcar com despesas de manutenção e não enfrentar burocracias com reservas nem ter de gastar muito, por exemplo. Neste contexto nasceu o site Apartio, especialista em aluguéis por temporada.

Seja na demanda de curto ou médio prazo, a plataforma permite que o dono de imóvel em condomínio rentabilize o espaço de forma facilitada. De acordo com o fundador e CEO da plataforma, Luiz Studart, a Apartio toma conta de toda a parte operacional, com sistema de atendimento completo, desde o processo de anúncio do imóvel até o atendimento dos hóspedes.

"Agora, temos empresas profissionais em aluguéis de temporada, que é a função da Apartio, com toda a preparação do imóvel, facilitando para os proprietários e hóspedes. Conseguimos construir um algoritmo para precificar os imóveis, garantindo melhor rentabilidade para quem aluga e melhor experiência para quem contrata", afirma.

Para cadastrar um imóvel ou buscar uma reserva é preciso entrar no site apartio.com.br. A empresa cobra uma taxa de limpeza do hóspede e comissão de 20% sobre o valor do aluguel. O CEO destaca que o projeto tem apresentado grandes crescimentos. Em dezembro, o número de reservas teve aumento de 80%, ante novembro.

No Ceará, existem opções de imóveis disponíveis principalmente em Fortaleza, no Porto das Dunas, em Aquiraz, e no Cumbuco, em Caucaia. A expectativa é ampliar a oferta em 40% ao mês e chegar com maior capilaridade em outros destinos turísticos como Flecheiras, Taíba, Jericoacoara e Icaraizinho de Amontada.

 

O que você achou desse conteúdo?