Logo O POVO+
O vazio que você deixou: imagens do ano sem Carnaval em Fortaleza
Reportagem

O vazio que você deixou: imagens do ano sem Carnaval em Fortaleza

O repórter foto gráfico Julio Caesar revisita espaços tradicionais da folia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sobreposição de foto realizada em Carnaval passado no Mercado dos Pinhões e o mesmo local neste Carnaval (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Sobreposição de foto realizada em Carnaval passado no Mercado dos Pinhões e o mesmo local neste Carnaval

Carnaval é, como nenhuma outra, uma festa definida pelos espaços. Pode-se comemorar aniversário em casa, na churrascaria ou na piscina. O Réveillon pode ser na serra ou na praia e isso não muda fundamentalmente a natureza do evento. Já o Carnaval de rua não é o Carnaval de salão. O camarote e o chão da praça são essencialmente diferentes. As ladeiras de Olinda ou a Marquês de Sapucaí ou o circuito Barra-Ondina não são apenas lugares onde a folia transcorre, são parte determinante da celebração que acolhem. Se um bloco com a mesma música e as mesmas pessoas sai em outro canto, será uma festa diferente. O lugar é definidor do Carnaval.

E é definido por ele, também. Quem já caiu na farra no Mercado dos Pinhões, na Praça do Ferreira, na Gentilândia, na Domingos Olímpio ou no Aterrinho da Praia de Iracema não olha para esses locais da mesma forma no resto do ano. Quando se passa por ali, mexe-se com memórias e sensações além do tempo.

Há hoje, a mais esquálida terça-feira gorda, um vazio nos espaços carnavalescos de Fortaleza. No Largo da Dona Mocinha, na Rua dos Tabajaras, na Praça dos Leões, o silêncio ecoa no ano em que o vírus silenciou os tambores e em que não haverá Carnaval.

Clique na imagem para abrir a galeria

O repórter fotográfico Julio Caesar visitou alguns dos locais mais representativos do Carnaval de Fortaleza. Em primeiro plano, fotos dos dias de festa de tempos recentes. Ao fundo, o vazio dos espaços sem festa.

A narrativa em imagens passeia pela Praça General Tibúrcio, a dos Leões, antigo reduto do poder no Estado. Pelo Mercado dos Pinhões, que foi marco do crescimento do Pré-Carnaval e se tornou polo carnavalesco e, inclusive, laboratório para algumas das inovações da festa em Fortaleza.

Também o Aterro da Praia de Iracema, espaço das celebrações de massa, das maiores aglomerações na Capital — tudo que não pode ocorrer nestes tempos. E a Praça da Gentilândia, no Benfica, um dos polos mais queridos e tradicionais.

Julio Caesar enfatiza o contraste entre o silêncio e o vazio de agora e a vibração, o barulho e a multidão de carnavais recentes.

 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-02-2021: Sobreposição de foto realiizada em carnaval passado no pólo do Benfica (Praça João Gentil) e o mesmo local hoje. Fortaleza não vai ter carnaval este ano.  (Foto:Júlio Caesar / O Povo)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-02-2021: Sobreposição de foto realiizada em carnaval passado no pólo do Benfica (Praça João Gentil) e o mesmo local hoje. Fortaleza não vai ter carnaval este ano. (Foto:Júlio Caesar / O Povo)

Gentilândia

A Gentilândia, no Benfica, na foto 6, foi espaço onde o Sanatório Geral fez a transição do Pré para o Carnaval, em 2009. É também palco do Luxo da Aldeia.

 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-02-2021: Sobreposição de foto realiizada em carnaval passado no pólo dos Pinhões (Mercado dos Pinhões) e o mesmo local hoje. Fortaleza não vai ter carnaval este ano.  (Foto:Júlio Caesar / O Povo)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-02-2021: Sobreposição de foto realiizada em carnaval passado no pólo dos Pinhões (Mercado dos Pinhões) e o mesmo local hoje. Fortaleza não vai ter carnaval este ano. (Foto:Júlio Caesar / O Povo)

Mercado dos Pinhões

Mercado dos Pinhões, nas fotos 3, 4 e 7, viu crescer o Pré-Carnaval e tornou-se importante polo carnavalesco na Cidade, onde surgiram tendências com, em 2017, o bloco Glitter

 

O que você achou desse conteúdo?