A maternidade foi o grande fiel da balança para que a publicitária de formação Carol Montenegro, 33, buscasse empreender. Ela conta que, para ficar mais tempo com a filha com a oportunidade de fazer o próprio horário de trabalho, idealizou a marca de roupas infantis Castanhola (@castanholabr no Instagram).
Carol conta que encontrou dificuldades para financiar o início do negócio, precisou utilizar recursos próprios, oriundos de sua saída de empresa em que trabalhava com Marketing de Moda há oito anos. A marca foi lançada em dezembro de 2019 e logo no início enfrentou seu maior desafio: a pandemia. O foco inicial da marca era ser presencial, com participação em feirinhas, mas tudo precisou ser adaptado, inclusive vendendo em atacado e lançando site oficial para vendas online (lojadacastanhola.com.br). Hoje é possível encontrar produtos da Castanhola na loja Elabora, no shopping RioMar Fortaleza, e na BabaLab.
A empreendedora comemora o fato de que a marca conseguiu se consolidar em meio à doença, mas reconhece que é preciso pensar formas de fortalecer o empreendedorismo feminino, inclusive com políticas públicas mais abrangentes. Ela lembra do projeto na Prefeitura de Fortaleza, voltado a mulheres chefes de família. "Precisamos de condições para viabilizar mais crescimento das mães empreendedoras."
"O que faz a gente crescer é realmente ter coragem e não desistir. Me vejo muito forte, pois pensava que era medrosa. Esse é o meu projeto de vida, não pretendo largar. Hoje a marca já está se estabelecendo, já estou trabalhando a atacado, vendendo para outros estados. As coisas foram acontecendo e hoje estamos conseguindo sobreviver, mesmo com as dificuldades do momento", afirma. (Samuel Pimentel)