Logo O POVO+
42% das pessoas dos grupos prioritários da fase 1 foram vacinadas
Reportagem

42% das pessoas dos grupos prioritários da fase 1 foram vacinadas

| IMUNIZAÇÃO | No Estado, 82 municípios já concluíram a vacinação com as remessas da primeira dose enviadas e nove encerraram o que foi passado para a segunda aplicação. 311.983 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas
Edição Impressa
Tipo Notícia
Avanço para a 2ª fase pode ser realizado em 81 municípios cearenses, conforme a Sesa (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Avanço para a 2ª fase pode ser realizado em 81 municípios cearenses, conforme a Sesa

No Ceará, 311.983 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas. Foram 262.501 utilizadas para a primeira dose (D1) e 49.482 destinadas à segunda dose (D2). Considerando a meta de vacinação, 42% das pessoas dos grupos prioritários da fase 1 da campanha receberam pelo menos uma dose do imunizante.

São 617.926 pessoas nos grupos prioritários no Ceará. Compõem a parcela da população na primeira fase de vacinação os profissionais de saúde (254.231), idosos institucionalizados (1.823), indígenas (20.028) e idosos a partir de 75 anos (341.844).

Conforme resultados parciais do Monitoramento da Campanha de Vacinação Covid-19 no Ceará, divulgados ontem, 22, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 82 municípios já concluíram a vacinação com as remessas de D1 enviadas. Desses, nove municípios já concluíram a vacinação com as remessas de D2 distribuídas.

Das 449.900 doses recebidas pelo Estado, 430.506 já foram distribuídas. As outras 19.394 doses são da reserva estratégica. Do total de imunizantes distribuídos pelos municípios cearenses, 72,4% foram aplicados. No caso das vacinas distribuídas para a primeira dose, 93,51% já foram aplicadas. Considerando os imunizantes destinados para a segunda dose, 33,04% do total distribuído já foi aplicado.

Ceará já recebeu 377.400 doses da CoronaVac, do laboratório Sinovac em parceria com o Butantan, por meio de quatro remessas. Outras 72.500 doses são da vacina da Astrazeneca/Fiocruz.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação do Estado, Magda Almeida, um novo lote de vacinas contra a Covid-19 deve chegar ao Ceará até o fim de semana, seguindo cronograma do Ministério da Saúde. Assim que a doses chegarem, a estimativa é que dentro de 48 horas sejam entregues em todos os municípios cearenses. As novas doses serão destinadas à finalização da primeira fase da vacinação no Estado, com profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos.

Ontem, Fortaleza encerrou as aplicações da D1 da CoronaVac em idosos acima de 70 anos e de profissionais de saúde que ainda não receberam a dose até então. Conforme a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela Leite, ao longo da semana, a aplicação da D2 da CoronaVac segue até que todos que receberam a primeira dose sejam contemplados.

O Ceará soma 411.904 casos confirmados de Covid-19, segundo dados atualizados às 16h59min de ontem, na plataforma IntegraSUS, Sesa.

Já foram registrados 11.008 óbitos em decorrência da Covid-19 desde o começo da pandemia. De acordo com a atualização, houve uma morte confirmada nas últimas 24 horas. Há ainda 306.066 pessoas que se recuperaram da doença no Ceará. São 42.822 casos sob investigação, aguardando resultado de exames já colhidos.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Brasil deve receber dois milhões de doses nesta terça

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), vai receber hoje, 23, mais dois milhões de doses prontas da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Os imunizantes, produzidos pelo Instituto Serum, da Índia, embarcaram na cidade indiana de Mumbai ontem e devem chegar ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 6h55 de terça-feira. Após os trâmites alfandegários, as doses vão seguir para o Rio de Janeiro em voo da empresa Latam, e desembarcarão no aeroporto internacional do Galeão, na Ilha do Governador (zona norte).

As vacinas serão encaminhadas para Bio-Manguinhos/Fiocruz, onde vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas para distribuição ainda na madrugada de amanhã, 24.

A negociação com a AstraZeneca e o Instituto Serum incluiu a aquisição de 12 milhões de vacinas. A primeira carga, de dois milhões de doses, foi entregue ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde em 24 de janeiro.

Hoje chegam mais dois milhões, e as demais oito milhões de doses serão recebidas ao longo dos próximos dois meses, em cronograma ainda indefinido, segundo a Fiocruz.

A importação de doses prontas da vacina é uma estratégia da Fiocruz paralela à produção de imunizantes com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para acelerar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que a Casa deve apresentar um projeto de lei que libere a aquisição de vacinas contra a Covid-19 por parte de estados, municípios e empresas privadas. Como contrapartida, disse Pacheco, todos deverão cumprir as prioridades previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI). O texto também deve permitir à União que assuma riscos na compra de vacinas importadas, disse ele. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?