Logo O POVO+
Agenda Edu: o desafio de saber a hora de dar o próximo passo
Reportagem

Agenda Edu: o desafio de saber a hora de dar o próximo passo

Edição Impressa
Tipo Notícia
Anderson de Morais Braga, CEO da Agenda Edu (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Anderson de Morais Braga, CEO da Agenda Edu

Como a grande maioria das startups, a Agenda Edu nasceu em função de uma "dor". No caso, a dificuldade de Carlos Alan Alves em fazer o acompanhamento escolar dos filhos pela agenda de papel tradicional, o que acabou se tornando um desafio tecnológico também para Anderson Morais, Pedro Occiuzzi e Fernanda Catunda. Eles se conheceram durante o II Startup Wekeend Fortaleza, evento de empreendedorismo, em 2014, que tinha como proposta desenvolver ideias durante um final de semana inteiro e sair dali com o protótipo de uma startup. A iniciativa deu tão certo que acabou virando um negócio, não apenas viável, mas também com grande potencial de mercado.

Hoje a Agenda Edu, startup especializada em oferecer soluções digitais para o setor educacional, está presente em mais de 2.500 escolas no País e tem quase dois milhões de usuários em sua base (educadores, responsáveis e alunos).

"Isso tudo é fruto de muito trabalho. Em "ler" muito o usuário final e entender o que é ser escola, o que é ser aluno, entender a necessidade dos pais e linkar todos esses pontos", explica o CEO da Agenda Edu, Anderson Morais.

Nos últimos seis anos, o produto desenvolvido pela startup cearense ganhou novas funcionalidades. Além de um canal de comunicação entre pais e escola, pelo aplicativo, hoje, é possível efetuar pagamentos de despesas escolares (EduPay), contratar os serviços da cantina (EduMenu), melhor gerir o embarque e desembarque de alunos no portão da escola (EduGO!), além de capacitar educadores ( Edu).

Mas, para chegar a esse ponto, Anderson diz que foram fundamentais os suportes obtidos em programas de aceleração, como os da Fundação Lemann e da Wave Accelerator; a captação de mais de R$ 4,5 milhões em fundos de investimentos; o reconhecimento de prêmios; e, mais recentemente, a parceria com a Eleva Educação.

O grupo educacional, que possui entre seus investidores o bilionário Jorge Paulo Lemann, adquiriu a startup cearense em agosto de 2020. O valor da transação não foi revelado, mas Anderson admite que foi na casa das dezenas de milhões, sendo 30% pago em dinheiro e 70% em ações do grupo controlador da Eleva. Este formato de negócio, aliás, foi fundamental para decidir pela transação, explica.

"A gente já tinha recebido outras propostas, mas que acabaram não evoluindo. Desta vez, a gente sentiu que era hora porque sentimos que a gente tinha uma oportunidade enorme de aprender muito com eles, em vários aspectos, mas, ao mesmo tempo, a Agenda Edu continuaria com autonomia operacional e nós poderíamos ampliar os nossos desafios profissionais."

 

O que você achou desse conteúdo?