O governador Camilo Santana (PT) afirmou nesta quinta-feira, 6, que o Ceará terá novos concursos públicos em 2021 além daqueles que já haviam sido anunciados para a área da segurança pública. A novidade foi divulgada para as seguintes pastas: Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e Fundação de Saúde do Ceará.
"Devemos anunciar em breve um concurso para a Fundação de Saúde, será um grande concurso para o Estado. Estamos avaliando outros concursos em outras áreas. Na Semace, Sefaz e PGE são concursos já autorizados por mim", disse.
Em entrevista à Rádio O POVO CBN, Camilo explicou também que a convocação dos aprovados no concurso para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realizado em 2018, deve ocorrer apenas para vagas já existentes.
Ainda de acordo com o chefe do executivo, "em breve" deve sair o edital anunciado em fevereiro deste ano com 2.200 vagas para a Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil e 170 para a Perícia Forense (Pefoce).
Sobre o concurso da Ematerce, Camilo justificou que a lei federal que proibiu contratação e reajuste salarial para servidores públicos até dezembro só permite convocar concursados para vagas já existentes.
"O presidente da Ematerce está apresentando à Seplag [Secretaria do Planejamento e Gestão] as vagas existentes para poder chamar (os aprovados). Estou pronto para chamar, só aguardando a comprovação dessas vagas para não ferir a lei federal", informou.
O concurso da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará foi alvo de protestos em 2020 pedindo a imediata convocação de 1.485 técnicos de diversas áreas aprovados em 2018. As manifestações ocorreram do lado de fora do Palácio da Abolição. (Lais Oliveira)