Logo O POVO+
Como está o relacionamento do Ceará com o mundo
Reportagem

Como está o relacionamento do Ceará com o mundo

Relações internacionais. Governo.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Ceará tem trabalhado para fortalecer os laços diplomáticos com muitos países em busca de gerar boas relações tanto diplomáticas, quanto de negócios. Esse trabalho, destaca o secretário para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Cesar Ribeiro, é tratado como uma prioridade.

"Uma tendência internacional que já é uma realidade no Ceará é o bilateralismo, quando as relações entre cada Estado e seus parceiros têm uma reciprocidade, favorecendo suas necessidades e dinâmicas internas. O Brasil é um país de múltiplos interesses, realidades regionais econômicas e sociais muito distintas e o bilateralismo beneficia cada estado sem perder o foco na relação entre as duas partes, aproveitando as oportunidades que são inerentes à realidade local", afirma.

Cesar diz que, diferente do Ministério de Relações Exteriores, o contato com países como Estados Unidos, China (os principais parceiros da balança comercial cearense) e países como França, Portugal, Holanda, Itália, Espanha, entre outros, "têm sido cada vez mais dinâmicas e fortalecidas ao longo dos anos".

Um dos fatores destacados por Cesar como importantes para estreitamento desse canal de comunicação dos estados foi a inauguração do Consórcio Nordeste, que permitiu avanços diplomáticos inclusive no combate à pandemia, com a compra de insumos, produtos hospitalares e negociação de vacinas.

Entre as problemáticas que têm impactado o Ceará de maneira direta, a suspensão de voos internacionais é uma das mais importantes. Perguntado sobre as dificuldades de setores como o de serviços e turismo, Cesar destaca que a Secretaria do Turismo tem trabalhado em estratégias para busca novos investimentos no setor e sua cadeia de serviços.

O que você achou desse conteúdo?