Logo O POVO+
A incidência de veranicos no Ceará
Reportagem

A incidência de veranicos no Ceará

estiagem
Edição Impressa
Tipo Notícia

Os veranicos são caracterizados por períodos de estiagem em plena estação chuvosa. O calor intenso e a falta de chuvas regulares acabam trazendo problemas para as lavouras, como explica Antônio Rodrigues de Amorim, presidente da Ematerce.

"Esse ano, tivemos muitas irregularidades nas chuvas. Algumas regiões tiveram chuvas suficientes, mas o problema foram os veranicos que atrapalharam a vida das plantas. Chamamos de chuvas mal distribuídas, se concentram muito em uma área e deixam outros espaços vazios. O veranico é um desastre. Se ele ocorre no início da plantação, as plantas sofrem. Mas, ainda assim, se no período da floração tiver a chuva, ela tende a produzir. Mas coincidentemente, como foi em 2012, os veranicos estão caindo sempre no período da floração", relata Amorim

Por meio do meteorologista Raul Fritz, a Funceme explica que sempre realiza alertas quanto aos veranicos. Segundo Fritz, muitas vezes as chuvas caem em um mesmo município, mas com muita variação naquele território.

"O veranico é típico da nossa região, principalmente em anos em que se tem chance, como foi apontado, das chuvas ficarem abaixo da média. Anos assim aumentam as possibilidades de dias consecutivos sem chuvas ou com chuvas insuficientes. A Funceme sempre alerta para a ocorrência desse tipo de fenômeno", finaliza.

O que você achou desse conteúdo?