Logo O POVO+
Crediamigo e a abertura do sistema financeiro aos informais
Reportagem

Crediamigo e a abertura do sistema financeiro aos informais

EXCLUSIVO OP+
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Edital para operação do microcrédito foi lançado após polêmica envolvendo partido político e ONG (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Edital para operação do microcrédito foi lançado após polêmica envolvendo partido político e ONG

Maior programa de microcrédito da América Latina, o Crediamigo do Banco do Nordeste (BNB) tem adesão forte nas áreas periféricas das grandes cidades de sua área de atuação. Com empréstimos que podem variar entre R$ 100 e R$ 20 mil, muitos dos tomadores são empreendedores informais - muitos deles desbancarizados - que estão adentrando no mercado financeiro.

O gerente regional do Crediamigo Fortaleza do BNB, Erick Oliveira, destaca que a partir da experiência, esses empreendedores se sentem motivados a buscar regularização e aderir ao MEI.

O perfil é variado, público entre 18 e 45 anos, escolaridade entre fundamental e médio, de homogênio somente a busca por crédito rápido. Erick afirma que o empreendedor que toma o crédito, ele se tornou um multiplicador de conhecimentos, que tem influenciado outras pessoas na periferia.

"O empreendedor que toma o crédito se ocupa não só a sua atividade principal, mas também são preocupados em reproduzir seus conhecimentos, especialmente para juventude daquela comunidade, ensinando o ofício. Hoje, até com ferramentas digitais, criam conteúdo que vai além do entorno da comunidade a partir da democratização das informações. O nosso crédito é orientado, ajudando o cliente a olhar a gestão de contas", afirma.

O que você achou desse conteúdo?