Logo O POVO+
"O povo não está ganhando dinheiro e isso é no Brasil inteiro"
Reportagem

"O povo não está ganhando dinheiro e isso é no Brasil inteiro"

Comerciante
Edição Impressa
Tipo Notícia
Sérgio Leonel, permissionário em mercado (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Sérgio Leonel, permissionário em mercado

Sérgio Leonel da Costa, de 55 anos, é permissionário do Mercado dos Peixes, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Ele recebe clientes de todo o País e ouve as histórias sobre como a inflação tem impactado a vida de pessoas das mais diferentes classes sociais.

"Está difícil para todo mundo. Você sabe que isso está acontecendo no Brasil inteiro, né? O País inteiro está com inflação muito grande. O povo não está ganhando dinheiro, o dinheiro não circula e fica esse caos", lamenta. Assim como a Simone, Sérgio trabalha desde a juventude.

Ele relata também "nunca ter vivenciado uma situação como a atual" em que a inflação tenha impactado tanto no poder aquisitivo das pessoas, nem mesmo nos tempos de hiperinflação experimentados nas décadas de 1980 e 1990. "Os clientes fiéis não deixaram de comprar nossos camarões, mas reduziram muito o valor das compras. Quem levava R$ 90 passou a levar R$ 40", exemplifica.

Sérgio diz, por fim, que também precisou reduzir as despesas familiares. "A gente diminuiu tudo. Não pode deixar de comer, mas pode diminuir. O carro agora uso praticamente só para vir trabalhar", conta.

O que você achou desse conteúdo?