Logo O POVO+
O malabarismo das empresas para se manterem competitivas
Reportagem

O malabarismo das empresas para se manterem competitivas

Edição Impressa
Tipo Notícia

A matemática das plataformas de mobilidade é complexa. Ainda mais considerando que nos momentos mais críticos da pandemia, a demanda pelo serviço caiu bruscamente. Não à toa, neste período, as principais empresas no mercado, como Uber e 99, passaram a entrar com mais força no universo de entregas de mercadorias. Com o avanço da vacinação e retomada das atividades presenciais, o fluxo de transporte está crescendo novamente. Porém, sair do vermelho ainda está distante.

A Uber, por exemplo, companhia aberta na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), fechou o segundo trimestre deste ano com uma receita de US$ 3,9 bilhões. Alta de 105% sobre o mesmo período de 2020. Porém, o Ebitda (lucro antes de descontados impostos, juros e depreciações e amortizações) ficou negativo em US$ 509 milhões no período.

E uma das razões que têm pesado para isso é o aumento das despesas. No caso da Uber, os custos subiram 57%, em relação a 2020. A 99, por ser uma empresa de capital fechado, não divulga consistentemente seu balanço financeiro, mas também tem anunciado o aumento dos investimentos para reequilibrar o mercado.

As companhias negam, no entanto, que os usuários estão tendo que esperar mais tempo por uma viagem porque os motoristas estão saindo da plataforma. As duas informam que o desequilíbrio vem pelo crescimento da procura pelo serviço.

Por outro lado, reconhecem a dificuldade trazida pela pressão dos gastos dos combustíveis. Ao O POVO, a 99 informou que trabalha para reduzir esse impacto para o motorista parceiro, com medidas como a oferta de 10% de desconto em combustíveis pelo aplicativo Shell Box e, mais recentemente, com o reajuste nos ganhos dos motoristas.

"O reajuste foi definido levando em consideração a manutenção do equilíbrio da plataforma, para possibilitar que a população continue tendo acesso a um meio de transporte financeiramente viável, seguro e eficiente."

Já a Uber ressaltou que vem intensificando esforços para ajudar os motoristas parceiros a reduzirem seus gastos, com parcerias que oferecem desconto em combustíveis, assim como tem feito revisões e reajustado os ganhos dos parceiros, em diversas cidades, além de lançar promoções com ganhos adicionais em viagens de curta distância.

O que você achou desse conteúdo?