Reportagem

PAULO GUEDES NO OLHO DO FURACÃO

A informação de que Paulo Guedes mantém investimentos fora do Brasil colocou o ministro sob pressão das Casas Legislativas. E evidenciou o isolamento político no Parlamento, mas também dentro do próprio governo.
Edição Impressa
Tipo Notícia

OFFSHORE

A palavra se refere a uma empresa aberta em outro país onde geralmente regras tributárias são menos rígidas. O caso de Guedes remonta 2014, quando o economista fundou a Dreadnoughts International para manter o dinheiro distante das instabilidades do Brasil.

PARAÍSOS FISCAIS

São nações cuja tributação cobrada das empresas é pequena ou inexistente. No caso de Guedes, o "paraíso" foi as Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe.

CONFLITO DE INTERESSES?

Guedes defendeu em julho deste ano a retirada da regra do projeto de lei do Imposto de Renda que tributaria recursos de brasileiros em paraísos fiscais. Para ele, a discussão complicaria o debate sobre o texto, segundo a Folha de S. Paulo.

PROIBIÇÃO

O artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, de 2000, não permite que funcionários do alto escalão mantenham aplicações financeiras, seja no País ou fora dele, com possibilidade de serem afetados por políticas de governo.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais