Logo O POVO+
Floração significa também resistência
Reportagem

Floração significa também resistência

| RESSURGÊNCIA | É a natureza "contra o desmatamento"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O fenômeno da floração em Fortaleza ocorre o ano inteiro, não só na primavera. Segundo Leonardo Jales, ambientalista do Movimento Pró-Árvore, depende da espécie. Para o Ceará, a principal época das flores é o começo das chuvas - de fevereiro a maio. E, agora em setembro, a segunda mais importante. "Cada planta tem sua época de floração, provavelmente adaptando-se ao período de atividade de seus polinizadores", diz.

De acordo com Leonardo Jales, além das plantas estarem cumprindo seus ciclos reprodutivos naturais, "uma floração, para uma cidade como Fortaleza, é também um ato de resistência da vida, frente a destruição causada pelo ser humano".

Jales, que há 20 anos atua no Movimento Pró-Árvore, afirma que, apesar de serem em menor número, entre as espécies que floram nesse período algumas se destacam na paisagem. Caso do xixá, a carnaúba, o jenipapo, o pau-ferro-do-litoral, o angelim, o amargoso (cerrado), o pau-paraíba (cerrado), a peroba (floresta de dunas da Sabiaguaba), o trapiá (litoral) e o pacotê.

O setembro florido também é marca o período de nidificação para muitas aves. A abundância de flores, sementes e néctar atrai pássaros, morcegos e insetos. E em torno dessa largueza da primavera há uma dinâmica entre presas e predadores no universo particular das árvores. (Demitri Túlio)

 

O que você achou desse conteúdo?