Logo O POVO+
Mães de vítimas da chacina lançam livro
Reportagem

Mães de vítimas da chacina lançam livro

Memória. Justiça
Edição Impressa
Tipo Notícia

O ponto alto da programação elaborada pelas Mães do Curió é o lançamento do livro Onze: Movimento Mães e Familiares do Curió com amor na luta por memória e justiça. A obra foi escrita em conjunto pelas próprias mães de vítimas da chacina em parceria com integrantes de diversas instituições e movimentos sociais. O lançamento do livro ocorre nesta quinta-feira, 11, às 18 horas, na Biblioteca Estadual do Ceará. O evento é para convidados.

Onze traça um perfil das vítimas da chacina, focando em suas histórias de vida e personalidades, contadas por suas próprias mães. O objetivo é permitir que conheça as vítimas da chacina "como seres humanos, com seus sonhos, suas potências, suas qualidades, seus feitos, seus percalços, sua (em grande maioria) breve linha do tempo", como dito na apresentação do livro.

Além disso, o livro ainda faz uma análise dos últimos anos do Estado em matéria de segurança pública. O livro critica a "lógica de guerra" da segurança pública do Estado e também a falta de políticas de prevenção de homicídios. É denunciado que, em 2020, o Estado gastou mais com segurança pública do que com educação e assistência social. "De 2001 a 2019, a execução orçamentária da Segurança Pública do Estado passou de R$ 780 milhões para R$ 2,8 bilhões, um crescimento de 238,4%. Isso denota muitos recursos públicos investidos, com zero eficácia na redução de mortes".

De tiragem limitada, o livro será distribuído para instituições e parceiros. Apesar disso, o livro conta com versão em áudio, que está disponível no Spotify. O audiolivro pode ser acessado em: bit.ly/livro-chacina

O que você achou desse conteúdo?